3° Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Iconografia, Música e Cultura:
Relações e trânsitos
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Beatriz Magalhães Castro
Universidade de Brasília
(GT RIdIM-Brasil - DF)

Cláudio Santoro: pintor 

Resumo

O compositor Cláudio Santoro produziu um conjunto de telas com técnicas diversas desconhecidas pelo meio acadêmico e o público em geral, com exceção da exposição realizada em 2006 durante a realização do XVI Congresso da ANPPOM em Brasília, sob minha curadoria. Aspecto este que não é fato isolado embora não frequente entre compositores renomados como Schoenberg e E.T.A. Hoffmann, ao contrário do caminho inverso, qual seja, o uso de imagens como pontos de partida para criação musical. No caso de Santoro analisamos esta produção em função do contexto de composição de algumas das suas obras, e os dilemas ideológicos que as permearam.

Breve Biografia

Primeiro prêmio do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris frequentando ainda as Classes de História da Música e Análise naquele conservatório (1985); Mestrado em Música (Master of Musical Arts, MMA) - The Juilliard School of Music (1987) e doutorado em Música (Doctor of Musical Arts, DMA) - The Juilliard School of Music (1992). Realizou estudos de pós-doutoramento em musicologia na Universidade Nova de Lisboa como pesquisador-bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (2002-2008). Prêmios semelhantes foram concedidos pela Bibliothèque Nationale de France – Départament de Musique (Programme Profession Culture, 2007), Fundación Carolina-CSIC-Instituición Milà y Fontanals de Barcelona (2008), e pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2009). Atualmente conclui monografia resultante da pesquisa como recipiente do Prêmio Bolsa de Pesquisa do Ministério da Cultura / Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, edição 2009-2010, focado sobre a Coleção Teresa Christina Maria e a prática da música instrumental durante os I e II Reinados. É Coordenadora do Comitê RILM-Brasil e membro do Comitê RISM-Brasil, e Presidente da IAML-Brasil- Seção brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas de Música, Arquivos e Centros de Documentação Musical (IAML/AIBM), o qual fundou e coordenou desde 2009 até a sua formalização em 2014 (aprovação na Assembleia Geral da IAML, Antuérpia, Julho de 2014).  Como  professor Associado III da Universidade de Brasília, é Editora-Chefe da Revista "Música em Contexto" e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB, o qual fundou e atuou como primeira Coordenadora. Membro da Sociedade Internacional de Musicologia (IMS) e do Comitê Gestor para a constituição da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). Coordena ações de organização e preservação da obra de Claudio Santoro do Laboratório de Musicologia da UnB.

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Julho 20-24, 2015 - Salvador (Bahia), Brasil