3° Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Iconografia, Música e Cultura:
Relações e trânsitos
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João Berchmans de Carvalho Sobrinho
Universidade Federal do Piauí
(GT RIdIM-Brasil - PI)

Representações iconográficas nos impressos musicais do século XIX no Brasil 

Resumo

Esta pesquisa, ainda construída de forma preliminar, apresenta uma discussão sobre fontes iconográficas presentes nos impressos musicais brasileiros, com foco no material produzido durante o século XIX. O que abordaremos são representações imagéticas como documentos históricos no intuito de contribuir com os estudos sobre a iconografia musical no contexto estudado. Essa arqueologia das imagens e suas representações será tratada como um mapeamento das formas e mensagens, em princípio obscuras, e suas relações com o texto musical que as acompanha, permitindo apreender um campo constituído de formas peculiares de significados.

Segundo Jean-Claude Schmitt (2006) o sentido da imagem ultrapassa a tentativa de considerá-la como uma simples ilustração de um texto. Ele é dado na apreensão de sua estrutura, na organização das figuras sobre sua superfície e “nas relações formais e simbólicas” que elas possuem entre si. Para isso, realizaremos a busca do sentido em duas direções: a primeira enfatizaremos o simbolismo social, político, étnico, ideológico, que é refletido pela representação iconográfica, “encarando o conteúdo das imagens e das condições sociais e psicológicas, numa relação com a forma e a produção cultural” (LOURO, 2010) seguindo a perspectiva de E. Panofsky, segundo a qual a análise iconográfica descreve os assuntos ou temas que são ali representados. Numa outra perspectiva, Panofsky refere-se à análise iconológica, que procura compreender estas representações como um documento histórico e geográfico sobre uma determinada cultura; a segunda “leitura” que realizaremos estabelecerá a possibilidade da relação, ou representação que a imagem remete-se à obra musical em si mesma.

É esta a estratégia que operaremos para a compreensão do processo histórico e cultural dessas produções, e nesse sentido essa reflexão, além de encaminhar para um viés metodológico de estudos, propõe um ato de sensibilização para que estas representações possam ser reconhecidas e levadas em consideração nos estudos musicológicos atuais.

Essa transdisciplinaridade da musicologia, que avança em novas perspectivas de abordagem, já destacada por DANTAS (2013, p.30), pode favorecer a construção “narrativas espaço-temporais”, delineando não só novas perspectivas metodológicas, mas a transformação do próprio atributo profissional musicólogo.

Tendo em vista o significativo volume de obras musicais impressas em acervos de instituições e que esses documentos musicais, em sua grande maioria, trazem como informação preliminar um destacado conjunto iconográfico que permite uma leitura contextual destas obras, acreditamos que esse patrimônio histórico e imagético possa constituir-se em uma importante base de pesquisa iconográfica e musical e a ampliação de novos horizontes musicológicos.

Breve Biografia

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, musicologia, cultura popular, música no maranhão e música e informática.

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Julho 20-24, 2015 - Salvador (Bahia), Brasil