
Isabel Porto Nogueira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS, Brasil
(GT RIdIM-Brasil - RS)
Iconografia Musical em Performance: cruzamentos e interlocuções entre a criação musical e a musicologia
O trabalho propõe uma leitura artística a partir dos estudos iconográfico-musicológicos realizados sobre um conjunto de fotografias de mulheres intérpretes da música de concerto das décadas de 1940 e 1950, pertencentes aos acervos do sul do Brasil.
Entrelaçando texturas interpretativas e formas de narrativa, o trabalho propõe trazer para um primeiro plano o olhar do pesquisador em diálogo com a perspectiva da criação musical, transformando as camadas interpretativas em material sonoro e propositor de significados, a partir das leituras iconográficas.
Através destes cruzamentos, instaura-se uma visão crítica sobre os processos de produção das narrativas, aproximando a subjetividade dos olhares possíveis à uma escuta musicológica e sua performance.
A combinação destes elementos resulta na criação musical, na desconstrução do documento como território e no questionamento das fronteiras entre musicologia e performance; trabalhando com a perspectiva de que a história pode ter várias leituras, todas elas possíveis.