3° Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia, Música e Cultura:
Relações e trânsitos
small logo

animation with MI and photos of Salvador

Isabel Porto Nogueira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS, Brasil
(GT RIdIM-Brasil - RS)

Iconografia Musical em Performance: cruzamentos e interlocuções entre a criação musical e a musicologia

Resumo

O trabalho propõe uma leitura artística a partir dos estudos iconográfico-musicológicos realizados sobre um conjunto de fotografias de mulheres intérpretes da música de concerto das décadas de 1940 e 1950, pertencentes aos acervos do sul do Brasil.

Entrelaçando texturas interpretativas e formas de narrativa, o trabalho propõe trazer para um primeiro plano o olhar do pesquisador em diálogo com a perspectiva da criação musical, transformando as camadas interpretativas em material sonoro e propositor de significados, a partir das leituras iconográficas.

Através destes cruzamentos, instaura-se uma visão crítica sobre os processos de produção das narrativas, aproximando a subjetividade dos olhares possíveis à uma escuta musicológica e sua performance.

A combinação destes elementos resulta na criação musical, na desconstrução do documento como território e no questionamento das fronteiras entre musicologia e performance; trabalhando com a perspectiva de que a história pode ter várias leituras, todas elas possíveis.

 

Breve biografia

Bolsista CNPQ. Musicóloga, pianista e cantora, professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. Professora e orientadora do Programa de Pos Graduação - Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPel). Graduada em Piano pela UFPel (1993) e Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha (2001). Coordena o Grupo de Pesquisa em Musicologia e Performance da UFRGS e participa do Grupo de Pesquisa em Praticas Interpretativas UFRGS/CAPES . Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero da SIBE/TRANS. Membro do Musimid - Grupo de Estudos em Musica e Mídia. Tem experiência e publicações na área de Música, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: iconografia musical, música e gênero, musicologia e performance, música popular, acervos musicais, memória e patrimônio musical do Rio Grande do Sul
Design & development ©2015 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 20-24, 2015 - Salvador (Bahia), Brasil