6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (EDIÇÃO VIRTUAL)

Português | Castellano

IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO:
Iconografia da cultura musical
e(m) seus espaços de apresentação/representação
small logo

Alberto Dantas Filho
(UFMA; GT RIdIM-Brasil - MA)

Análise do tratamento iconográfico na discografia maranhense: entre a tradição e a modernidade musicais

Resumo

Nesta apresentação tentaremos demonstrar a curiosa relação iconográfica nas capas de long plays nas décadas de 1960 e 1970, entre a música erudita maranhense, associada ao patrimônio arquitetônico e urbanístico e ao passado literário de São Luís oitocentista e a música popular urbana, cuja representação da modernidade a associa ao esforço modernizante da capital maranhense. O trabalho terá como base a análise iconográfica e a análise iconológica de Erwin Panofsky e, como em Resende (2015), considera as capas de discos adjuvantes na produção de sentido do fazer musical.

 

Breve Biografia

É licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Possui doutorado em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa (2006). Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade Federal do Maranhão . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música maranhense século dos séçulos XVIII e XIX; Acervo Musical João Mohana, Música século XIX, Educação Musical no Século XIX no Brasil, fazendo parte da coletânea "Educação Musical do Brasil" da ABEM, estudos da música sacra durante o Segundo Império. É regente de Coral Miganille e de orquestra, destacando-se a direcão da "Orquestra dos 400 anos de São Luís". Publicou a coleção musicológica "A Grande Música do Maranhão Imperial" (4 volumes), publicou o DVD "A Grande Música do Maranhão Imperial" com a participação do Octeto Paulista e da Orquestra Sinfônica dos 400 anos de São Luís, participou da coletânea "Música do Brasil", publicada pela FUNARTE no volume 5 "Maranhão e Pernambuco" (6 volumes). Regeu os Corais da UFMA e o Coral "Vox Feminae". É professor pesquisador onde coordena os projetos "Grupo de Pesquisa Musicológica da UFMA e o Observatório de Pesquisa em Artes - OPA! do Programa de Mestrado Profissional da UFMA - PROF-ARTES. Tem inúmeros artigos e participações como palestranre em eventos musuicológicos no Brasil e no exterior. Representa o RIdIM - "Répertoire International d'Iconographie Musicale" no Maranhão e participa como representante informal do RISM - Répertoire Intertional de Souce Musicale à convite da Presidência do RISM - Brasil. Fundou o Curso de Licenciatura em Música da UFMA, sendo o coordenador e redator do seu Projeto Político Pedagógico. Foi membro do Conselho Federal de Cultura - Minc. Exerceu, por dois, anos assessoria musicológica do Arquivo Público do estado do Maranhão - APEM. Foi Coordenador do Núcleo de Música do Departamento de Assuntos Culturais e Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA. Foi coordenador do Festival Maeanhense de Coros - FEMACO. Exerceu, interinamente a Pró-Reitoria de Extensão. Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFMA e Diretor do Departamento de Artes. É consultor 'ad hoc' da Fundação de Amparo aà Pesquisa do Maranhão - FAPEMA. Integra o Núcleo de Pesquisas Musicológicas da UFPI. Faz pós-doutorado no Progarma de Doutorado em História da UFPI. Atuou como professor de educação musical musical (teoria, solfejo, percepção, flauta e harmonia) no Centro de Criatividade Musical de Pernambuco, onde foi também subregente da Orquestra Sinfônica desta instituição, no Centro de Educação Musical do Colégio de São Bento, onde foi vice-coordenador. Atuou como diretor musical de peças infantis. Atualmente participa do Colegiado do Curso de Licenciatura em Música (UFMA), do Núcleo Estruturante do mesmo curso e do Colegiado do Programa de Mestrado PROF-ARTES.

Design & development ©2020 by RIdIM-Brasil & SONARE




Agosto 23-26, 2021 - Campinas (São Paulo), Brasil