6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (EDIÇÃO VIRTUAL)

Português | Castellano

IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO:
Iconografia da cultura musical
e(m) seus espaços de apresentação/representação
small logo

Homenagem do 6º CBIM

Prof. Luiz César Marques Filho
Presidente de Honra do Congresso

Apresentação

A Comissão Organizadora do 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical homenageia, nesta edição, o Prof. Luiz César Marques Filho, a quem atribuiu a Presidência de Honra do evento e que será devidamente louvado durante a Cerimônia de Abertura.

 

Breve biografia


Luiz Cesar Marques Filho é professor Livre Docente do Depto. de História, IFCH, da Universidade Estadual de Campinas. .
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas / FESPSP (1977), Diplôme d'Études Approfondies (DEA) em Sociologia da Arte - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1979) e Doutorado em História da Arte - EHESS (1983). Foi Curador-Chefe do Museu de Arte de São Paulo - MASP (1995-1997). Professor Livre Docente do Depto. de História, IFCH, da Universidade Estadual de Campinas.
Coordenador do Projeto MARE - Museu de Arte para a Educação (www.mare.art.br). Co-criador e Membro do Comitê editorial da revista Figura. Studi sull'Immagine nella Tradizione Classica ( figura.art.br ); Co-criador do portal Crisálida. Crises sócio-ambientais. Labor Interdisciplinar Debate & Atualização (crisalida.eco.br). Áreas principais de pesquisa: História da Arte Italiana dos séculos XV e XVI e suas relações com a Tradição Clássica; Pesquisas sobre crises socioambientais.

Da sua vasta produção bibliográfica, no escopo deste evento sobre iconografia musical, destacamos
  • MARQUES, L. . A Formação do Acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand 1946 - 1960. Artis Revista de História da Arte e Ciências do Patrimônio, v. 02, p. 126-135, 2014.

  • MARQUES, L. . A Fábrica do Antigo. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008. v. 1. 404p .

  • MARQUES, L. . Catalogo da doação Soutello de gravuras e desenhos antigos ao Masp. São Paulo: Masp, 2002.

  • MARQUES, L. . Trinta Mestres da Pintura no Brasil. São Paulo: Takano/ Masp, 2001. 230p .

  • MARQUES, L. . Dipingere la Musica. Strumenti in posa nell´arte del Cinque e Seicento. Milão: Editora Skira, 2000. 200p .

  • MARQUES, L. . Degas e o movimento. São Paulo: Marca d´Água, 1999. 96p .

  • MARQUES, L. . Catálogo Geral do Museu de Arte de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Prêmio, 1998. v. 4. 1000p .

  • MARQUES, L. ; EMILIANI, A. ; MASSARI, A. M. A. ; CABRERA, G. D. ; MORSELLI, R. . Disegni Italiani della Biblioteca Nazionale di Rio de Janeiro. 1. ed. Milão: Amilcare Pizzi, 1995. v. 1. 328p .

  • MARQUES, L. . Catálogo Raisonné da Pintura Italiana no Museu Nacional de Belas Artes. 1. ed. São Paulo: Área Editoral, 1992. v. 1. 194p .

  • MARQUES, L. . O Brasil Pintado Por Mestres Nacionais e Estrangeiros. Séculos XVII-XX. 1. ed. São Paulo: Editora Raízes, 1987. v. 74.

  • MARQUES, L. ; Marie-Pauline Martin ; MATTOS, Cláudia Valladão de ; Paulo Mugayar Kühl . Jacob Burckhardt e Claude Lévi-Strauss, leitores de Rousseau. In: Gambini, Célia; Kühl, Paulo Mugayar. (Org.). Rousseau e as Artes. 1ed.São Paulo: Ateliê Editora, 2015, v. 1, p. 133-146.
  • MARQUES, L. . Mechanism and Classical Tradition in Degas's Bronzes. Degas Bronze. 1ed.Washington: International Art, 2002, v. , p. 109-115.

  • MARQUES, L. . Die Ursprung der Musik. In: Sylvia Ferino-Pagden. (Org.). Musik in der Malerei. Strumenti in posa in der Kunst der XVI. und XVII. Jahrhunderts. Milão: Skira, 2001, v. , p. -.

  • MARQUES, L. . Das Wort Apollos. In: Sylvia Ferino-Pagden. (Org.). Musik in der Malerei. Strumenti in posa in der Kunst der XVI. und XVII. Jahrhunderts.. Milão: Skira, 2001, v. , p. -.

  • MARQUES, L. . Le Origini della Musica. In: Sylvia Ferino-Pagden. (Org.). Dipingere la musica. Strumenti in posa nell'arte del Cinque e Seicento. 1ed.Milão: Skira, 2000, v. 1, p. 31-36.

  • MARQUES, L. . La Parola di Apollo. In: Sylvia Ferino-Pagden. (Org.). Dipingere la musica. Strumenti in posa nell'arte del Cinque e Seicento. 1ed.Milão: Skira, 2000, v. 1, p. 37-42.

  • MARQUES, L. . La parola di Apollo. Dipingere la Musica. Strumenti in posa nell- arte del Cinqueciento e Seicento. Milão: Editora Skira, 2000, v. , p. 37-42.






Design & development ©2020 by RIdIM-Brasil & SONARE




Agosto 23-26, 2021 - Campinas (São Paulo), Brasil