6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (EDIÇÃO VIRTUAL)

Português | Castellano

IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO:
Iconografia da cultura musical
e(m) seus espaços de apresentação/representação

Luciane Lourenço Paes
(UNICAMP)

A atuação de Pauline Viardot como Orfeu na versão de Berlioz da ópera de Gluck e seu impacto nas artes visuais

Resumo

Esta apresentação abordará o impacto nas artes visuais da versão de Berlioz da ópera de Gluck, Orphée et Eurydice, que estreou em novembro de 1859, no Théâtre Lyrique, Paris, com Pauline Viardot no papel de Orfeu.

Breve Biografia

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2006) e bacharelado em Gravura, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2007). É mestra (2014) e doutora (2020) em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, com bolsa de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2017). No mestrado, estudou as relações entre pintura e teatro na arte francesa do séc. XIX, com foco em três quadros de cavalete e uma litografia de Eugène Delacroix representando a morte de Ofélia. O objeto de sua tese é a série das Quatro Estações do mesmo artista que pertence à coleção do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Estuda a continuidade das tradições clássicas no romantismo francês, bem como o colecionismo e a circulação de objetos nos campos da arte e da indústria nos séculos XIX e XX. Interessa-se também pela história dos métodos de ensino do desenho nas artes visuais e aplicadas e pela produção gráfica do dix-neuvième, em especial as gravuras de reprodução e seu impacto no mercado de arte e na cultura artística ligada ao colecionismo.

 

Design & development ©2020 by RIdIM-Brasil & SONARE




Agosto 23-26, 2021 - Campinas (São Paulo), Brasil