6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (EDIÇÃO VIRTUAL)

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IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO:
Iconografia da cultura musical
e(m) seus espaços de apresentação/representação
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Márcio Páscoa
(UEA; GT RIdIM-Brasil - AM)

Revendo o legado de José Cândido da Gama Malcher (1853-1921) no centenário de seu desaparecimento: os figurinos de Luigi Bartezago (1820-1905) para a ópera Bug Jargal (1890)

Resumo

Bug Jargal, a primeira ópera de José Cândido da Gama Malcher, foi terminada de compor em Milão, em 1885, e estreada em Belém, cinco anos mais tarde, naquela que foi a primeira temporada de ópera do Brasil republicano. De cunho abolicionista e com libreto baseado no romance homônimo de Victor Hugo, a peça foi levada a São Paulo e depois ao Rio de Janeiro, através da companhia lírica que dirigia o compositor. Malcher contou com os figurinos do experiente Luigi Bartezago, célebre por seus trabalhos para o Scala de Milão. Os desenhos aquarelados foram preservados pelo compositor e podem ajudar a entender os padrões estéticos com os quais lidou, como se juntam a outras para a montagem da première, assim como questões de gosto das plateias brasileiras por onde a produção passou, ao fim do século XIX.

Breve Biografia

Doutor em Ciências Musicais Históricas pela Universidade de Coimbra, fez Mestrado em Musicologia no Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (1997), mesmo lugar onde se graduou em Instrumentos Antigos (1994). Atualmente é professor do Curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas, onde coordena o Laboratório de Musicologia e História Cultural. Dirigi a Orquestra Barroca do Amazonas. Autor de diversos livros dos quais se destacam a série Ópera em Manaus e Ópera em Belém.

 

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Agosto 23-26, 2021 - Campinas (São Paulo), Brasil