6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (EDIÇÃO VIRTUAL)

Português | Castellano

IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO:
Iconografia da cultura musical
e(m) seus espaços de apresentação/representação
small logo

Paulo M. Kühl
(UNICAMP; GT RIdIM-Brasil - SP)

      

Os camarotes e seus espaços

Resumo

Vários aspectos da vida dentro dos teatros, em especial dos teatros de ópera, foram tema constante para as artes visuais no século XIX, particularmente na França. Dentre eles, os camarotes e as pessoas que os frequentavam interessaram muito a artistas que tentaram, de algum modo, mostrar como se dava a experiência de estar no teatro. Seja em pintura, gravura, desenho ou na caricatura, os camarotes, pelos mais variados motivos, atraíram a atenção dos artistas, e já há algum tempo pesquisadores interessados na riqueza da vida social também se dedicaram ao assunto. A proposta desta apresentação é discutir a maneira como se dá a experiência espacial do teatro dentro de um conjunto de obras, com particular interesse em Edgar Degas e Félix Vallotton.

 

Breve biografia

Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1987), mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Pós-doutorado pela New York University (2008) e livre-docente pela UNICAMP (2012), onde ensina desde 1993. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Ópera e História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: poética e preceptivas, ópera, século XVIII, século XIX, história da arte.

 

Design & development ©2020 by RIdIM-Brasil & SONARE




Agosto 23-26, 2021 - Campinas (São Paulo), Brasil