7º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (EDIÇÃO EM FORMATO HÍBRIDO)

Português | Castellano

Iconografia musical:
criação, produção, usos e funções
small logo

Maya Suemi Lemos
(UERJ; GT RIdIM-Brasil RJ)


Imprensa musical e representação do amor no Renascimento italiano

Resumo

Partindo do exemplo da série iconográfica sobre as paixões amorosas presente no Libro secondo [di] Canzonelle a tre e a quattro voci...  (Veneza, 1574), do compositor e poeta calabrês Gasparo Fiorino, será discutido o papel desempenhado pela imprensa musical quinhentista na difusão e vulgarização dos códigos de conduta amorosa e da filosofia do amor renascentista.

Breve Biografia

Graduada/Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1995); Mestre em Historia da Musica e Musicologia - Université de Paris IV - Sorbonne (2000); Doutora em História da Música e Musicologia - Université de Paris IV - Sorbonne (2006). Professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Gestora Cultural na Fundação Nacional de Artes (FUNARTE - MinC); Professora permanente no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ; Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; coordenadora da Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos - RIdEM; vice-l[ider do grupo de pesquisa Música: História, Memória e acervos (UNIRIO) e membro integrante do GEAS (Grupo de Estudos de Arte e Sociedade / UNITAU), ambos cadastrados no CNPq. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Historia da Música, Musicologia histórica, Estética, atuando principalmente nos seguintes campos: Primeira Modernidade, musica medieval, renascentista e barroca, retórica, poética e teoria musical e ensino de artes. Desde 2021 participa no Grupo de Trabalho do RIdIM-Brasil no Rio de Janeiro.

 

 

Design & development ©2023 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 17-21, 2023 - Maceió (Alagoas), Brasil