Pablo Sotuyo Blanco
(UFBA; RIdIM-Brasil)
Criação, produção, usos e funções da iconografia musical nos Congressos Brasileiros de Iconografia Musical
Ao considerar o tema do congresso, "Iconografia Musical: Criação, Produção, Usos e Funções", seu escopo e abrangência, não apenas é preciso assumir o seu interesse e preocupação de longa data no âmbito do projeto RIdIM-Brasil, mas também a sua presença no histórico dos Congressos Brasileiros de Iconografia Musical. Nada mais justo do que fazer as análises longitudinais e transversais da rica criação e produção multidisciplinar que este evento provocou, discutiu, disseminou e promoveu a inúmeros novos usos e funções, tanto no âmbito acadêmico quanto fora dele.
Breve Biografia
Docente e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde também obteve seu doutorado em 2003, é um dos iniciadores de diversos projetos nacionais relacionados à documentação relativa à música, incluindo o estabelecimento do Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil) do qual é atualmente o presidente, do capítulo nordestino do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil (RISM-Brasil) e integrante pro tempore do Comité Gestor interino da filial brasileira da Associação Internacional de Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas de Música (IAML-Brasil). Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) da UFBA e presidiu a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) em representação da UFBA entre 2015 e 2019. Ativo compositor e musicólogo, tem publicado amplamente a sua produção científica sobre música e iconografia musical no Brasil e no exterior. Atua na área de Música com ênfase em Musicologia Histórica, Teoria e Análise Musical, e Ciência da Informação aplicada em documentação musical.