Isabel Porto Nogueira
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul; GT RIdIM-Brasil - RS)
Redes de subjetividades, imagen y presencia: estudios cualitativos sobre la multiplicidad de imágenes y de lecturas sonoro-poético-reflexivas de mujeres
Este trabalho reflete sobre as formas de representação e sobre os sentidos e subjetividades envolvidos na interpretação das imagens de mulheres, vistas a partir da investigação qualitativa à luz das epistemologias feministas. A partir de estudos anteriormente realizados sobre fotografias de mulheres intérpretes e compositoras, e da constatação da invisibilização de sua produção e atuação nas narrativas da historia da musica, busco refletir, mediada pelas redes de discussão, diálogo e partilha, sobre as questões que envolvem este processo de invisibilidade. Tomando como ponto de partida as epistemologias feministas e a necessidade de novas lentes para ver a história, do questionamento das narrativas hegemônicas e da compreensão dos marcadores da diferença como determinantes de lugares de fala e de escuta; este trabalho propõe a produção de imagens fotográficas de si por mulheres intérpretes e/ou compositoras e a leitura destas por outras mulheres, discutindo os sentidos que emergem a partir destas trocas e processos. Desta forma, as imagens se tornam catalisadoras de sentidos e subjetividades, tanto no processo de feitura como na sua leitura, e fonte a partir do qual as mulheres tecem e compartilham leituras sonoro-poético-reflexivas. O processo, do qual este trabalho apresenta as primeiras vozes e enunciados, envolve mulheres de diferentes cenas musicais e artísticas e pretende trazer à tona uma multiplicidade de imagens e sentidos evocados pelas mulheres na construção de suas imagens e de suas leituras, apontando para essas várias e diversas subjetividades, e que, trazidas para o campo das imagens, desejo que contribuam para a ampliação das escrituras historiográficas e para outras histórias das músicas.
Breve Biografia
Bolsista CNPQ. Musicóloga, pianista e cantora, professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. Professora e orientadora do Programa de Pos Graduação - Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPel). Graduada em Piano pela UFPel (1993) e Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha (2001). Coordena o Grupo de Pesquisa em Musicologia e Performance da UFRGS e participa do Grupo de Pesquisa em Praticas Interpretativas UFRGS/CAPES . Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero da SIBE/TRANS. Membro do Musimid - Grupo de Estudos em Musica e Mídia. Tem experiência e publicações na área de Música, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: iconografia musical, música e gênero, musicologia e performance, música popular, acervos musicais, memória e patrimônio musical do Rio Grande do Sul.