João Berchmans de Carvalho Sobrinho
(Universidade Federal do Piauí; GT RIdIM-Brasil - PI)
Examen de fuentes iconográficas en impresos musicales brasileños del siglo XIX
No intuito de realizar análises mais detalhadas esta proposta estudo dá continuidade a uma proposta preliminar que nos conduziu a um olhar investigativo sobre fontes iconográficas presentes nos impressos musicais brasileiros, com foco no material produzido durante o século XIX, em que foi apresentada duas perspectivas: a da própria representação da imagem e sua significação intrínseca, e a da relação simbólica com a música que a acompanha.
Pretende-se, portanto, partir para o exame de fontes iconográficas selecionadas na amostra e seus significados enquanto representação imagética e a possibilidade de antecipar o sentido do discurso musical exposto na partitura que a complementa. Dessa forma, tratando as representações iconográficas como objetos incorporados ao meio de difusão musical e produzindo pontos de reflexão, como o da sua incorporação ao quadro sociocultural específico a este meio de difusão, pode nos levar a fundar a possibilidade de uma leitura contextual das atitudes de um povo ou determinado grupo, condensados na relação desta imagem com a cultura da época ou uma outra leitura, a da sua expressão particular, do autor, do público e da sociedade em geral (BALDASSARE, 2013. Trad. BLANCO, P.). E de forma mais ampliada, pode nos levar a procurar um significado mais genérico, seja histórico, social, estético, dentre outros.
Esses resultados poderão surgir através da construção de uma metodologia analítica que seguirá três direções:
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1. O simbolismo social, político, étnico, ideológico refletido pela representação imagética;
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2. A análise iconológica, na perspectiva de Panofsky, que procura compreender estas representações como um documento histórico e geográfico de/sobre uma determinada cultura; e
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3. Uma “leitura” que estabelecerá a possibilidade da relação, ou representação que a imagem remete à obra musical em si mesma.
O que pretendemos é estabelecer relações das representações iconográficas com elementos da cultura da época: uma arqueologia das mentalidades construídas e representadas pela música e material iconográfico, trabalhando alguns significados preestabelecidos, que poderão despertar novos sentidos de representações, tais como, significados políticos e ideológicos, épico-patriótico, étnico-cultural e sociocultural.
Breve Biografia
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, musicologia, cultura popular, música no maranhão e música e informática.