4º Congreso Brasileño de Iconografía Musical & 2º Congreso Brasileño de Investigación y Sistemas de Información en Música

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Música, Imagen y Documentación
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Wellington Mendes da Silva Filho
(Universidade Federal da Bahia; CM RIdIM-Brasil - BA)

Caligramas iconográficos musicales – casos de iconografía lítero-musical: Teócrito de Siracusa con el caligrama “Syrinx” y ejemplos destacados de esa tradición

Resumen

Embora conceituemos Iconografia Musical como toda e qualquer representação pictórica que direta ou indiretamente se remeta à arte musical, podemos encontrar curiosos casos nos quais o elemento pictórico se encontra em transcendência para com este conceito se tomado a rigor. Assim ocorre no artifício dos caligramas iconográficos musicais – a exemplo do poema bucólico “A Siringe”, de Teócrito de Siracusa (310 – 250 a.C.), destacado poeta do período helenístico. Em seu poema, Teócrito, no papel de um co-pioneiro (junto a Simias de Rodes, século III a.C.) na tradição do poema figurado, onde a própria configuração do texto ilustra o tema abordado, nos traz a imagem da flauta Syrinx ilustrada pela disposição das palavras no texto poético. Esta arte se perpetuaria até a contemporaneidade, com exemplos que também aqui expomos e comentamos – a exemplo de Guillaume Apollinaire (1880-1918). Considerando também as representações medievais do estilo Ars Subtilior, a exemplo de Baude Cordier e sua partitura no seu rondeaux Belle, Bonne, Sage. O caligrama é um escrito, em geral poético, cuja disposição tipográfica esboça figuras alusivas ao tema tratado. Os primeiros caligramas conhecidos se devem a poetas gregos do chamado período helenístico, século IV a.C. Esta modalidade poética teria uma origem religiosa, no papel de ex-votos ou oferendas, sobre os quais se escreviam o nome do doador e a ocasião da doação em linhas ou versos, que se configuravam na forma do objeto oferecido, a exemplo do poema ‘Ovo’, de Símias de Rodes. Esta técnica foi imitada pelos poetas latinos. O gramático e poeta romano Ausônio (século IV d.C.) chamou a esta técnica literária de ‘technopaegnia’ -  τέχνη, techne, art e παíγνιον, pañnion, jogo, que significa “jogo de arte” ou ainda “carmina figurata”. Temos da Idade Média inúmeros exemplos, como manuscrito “Os Feitos dos Apóstolos”, do século X, na Biblioteca Nacional de Paris. Talvez o mais prolífero ‘caligramático’ da Idade Média tenha sido o Monge Beneditino Rabanus Maurus (780–856), com o seu Liber de laudibus sanctae crucis. Ainda da idade Média, De Signaculo Sanctae Crucis (s.VI d.C.) de Venantius Fortunatus. O Renascimento veio revitalizar o gênero, como parte do resgate dos valores clássicos. Imitando os antigos, em latim, grego ou vernáculo, com nomes como Julio César Scaligero (1484-1558) e Jacques Cellier, século XVI. Encontramos, em Rabelais, numa edição de 1565, um caligrama ilustrativo para a Prece de Panurgo à Deusa Garrafa. De Robert Angot, século XVII, um bandolim – “Lira de Minerva”, apaziguadora das aflições e das dores. Como exemplo germânico de caligramas no período barroco, de Johannes Steinman e Theodor Kornfeld, ambos do século XVII, respectivamente, ‘O corne da beatitude’ e ‘A Areia’ – representação de uma ampulheta.

 

Breve Biografia

Doutor em Musicologia pela UFBA, professor do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, bem como da graduação.
É Secretário da Comissão Mista Estadual Bahia do projeto RIdIM-Brasil.
Durante o 2º CBIM foi galardonado com o Prêmio RIdIM-Brasil 2013 ao melhor trabalho apresentado.

 

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Julio 17-21, 2017 - Salvador (Bahia), Brasil