5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Iconografia Musical:
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Diósnio Machado Neto
(USP; GT RIdIM-Brasil - SP)

A autoetnografia revelando lugares de escuta na Zona Leste de São Paulo: um estudo pela Iconografia Musical

Resumo

A pesquisa etnográfica é fundamental para desvelar as redes de significação que sustentam as identidades e se projetam em projetos artísticos.  Por ela emergem não só as concretudes de uma determinada cultura, mas, também, inúmeros aspectos de uma subjetividade que localizam “na” cultura as pontes de significação dos objetos artísticos, por exemplo. A autoetnografia avança nesse sentido, pois ela transcende o observador e mergulha o lugar de fala dentro da cadeia primordial de formação de sentido e discursos. Por sua vez, a iconografia é um objeto que emerge nos campos etnográficos com extrema potencial para preencher elos indizíveis e revelar os universos paralelos que todo dizer traz consigo. O presente trabalho tratará de apresentar uma pesquisa realizada com alunos da Zona Leste de São Paulo, região periférica da Metrópole, sobre seus locais de formação de escuta. Ela trata de mapear as paisagens sonoras, espaços de escuta e estruturas de intercâmbio para entender os discursos implícitos de formação de identidade e territorialização da cultura musical. A primeira etapa da pesquisa estimulou as narrativas individuais de trinta indivíduos sobre como se formou seu gosto musical.
A apresentação dessas narrativas vieram, majoritariamente, acompanhadas de imagens que “sustentavam” as narrativas, ou, em muitos casos, substituíam o som por imagens. Essa comunicação tratará de sistematizar as categorias de imagens; contextualiza-la nos espaços de escuta e, por fim, encontrar contiguidades que as relacionam a uma geografia cultural e alinhamentos com discursos de identidade. Por fim, tratará de discutir como a imagem, em tempo de hipercomunicação, tornou-se um suporte tão importante como o som, na definição da escuta.

Breve Biografia

Diósnio   Machado   Neto   é   Professor   Livre-Docente   da   Escola   de   Artes,   Ciências   e Humanidades  da  Universidade  de  São  Paulo  (EACH-USP)  e  professor  do  programa  de  Pós-Graduação em Musicologia da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É membro do Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA), sediado no IMLA-Veneza (Istituto per lo studio della musica latinoamericana durante il periodo coloniale); do Study Group IMS Early Music in the New Word; e do Núcleo Caravelas do CESEM da Universidade Nova  de Lisboa e do RIdIM-Brasil, como coordenador da comissão mista de São Paulo. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes em 2009 pela tese «Administrando a festa: Música e iluminismo no Brasil colonial». É fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe   da   International   Musicology   Society   (ARLAC‐IMS)   e   da   Associação   Brasileira   de Musicologia (ABMUS). Coordena o Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH) e participa do Grupo de Trabalho RIdIM-Brasil sediado em São Paulo (SP).

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Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil