5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia Musical:
transversalidades em construçãosmall logo

animation with MI and photos of Salvador

Sessões de comunicações

Incluimos aqui a relação de todas as sessões previstas durante o congresso.

Detalhe das sessões

DIA 22/07 - 16:30 h. - Sessão 1 - Auditório 1

Beatriz Silva Lourenço Catalogação da iconografia musical na obra gráfica de Aurélio de Figueiredo
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha Atividades musicais na cidade de Formiga/MG durante o século XX: Uma análise a partir de fontes iconográficas
Agustín Ruiz Zamora Análisis de fotografías de organilleros germánicos de comienzos del siglo XX. Aproximación iconográfica al surgimiento del chinchinero en Chile

DIA 22/07- 16:30 h. - Sessão 2 - Auditório 2

Áquilas Torres de Oliveira, Gustavo Frosi Benetti Departamento de Patrimônio Histórico de Roraima: Estudo preliminar do acervo iconográfico musical
Samuel Alexandre Alves de Lima, Lilia Neves Gonçalves A fotografia na construção da memória de Escolas de Música: o Acervo do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia
Amanda Pamela Santos Gomes Curt Lange no Acervo Curt Lange-UFMG: A dimensão autobiográfica de suas fotografias

DIA 23/07 - 16:30 h. - Sessão 3 - Auditório 1

Raúl Gustavo Brasil Falcón, Luciane Viana Barros Páscoa As caricaturas da cena musical de Belém na revista A Semana Ilustrada, sob o traço de Crispim do Amaral e Manuel do Amaral (1887-1888)
Manuel Mendes Madeira, Luzia Rocha Almada Negreiros, Cinema e Iconografia Musical: os casos de Madrid e Lisboa
Marcos da Cunha Lopes Virmond Bordalo e Gomes: caricatura e política em Lisboa
Lenita Waldige Mendes Nogueira EMYGDIUS SCRIPSIT: Iconografia em manuscritos musicais do Museu Carlos Gomes

DIA 23/07 - 16:30 h. - Sessão 4 - Auditório 2

Christiane Hauschild Música pós-sonora: Reflexões epistemológicas sobre a iconologia e o fato musical, no “neo-conceptualismo musical”, dos anos 2004
Cleisson Melo Saudade: territórios para uma iconografia semio-musical
Tiago de Quadros Maia Carvalho Lord of Hell: uma análise da relação entre elementos iconográficos de um videoclipe e a prática musical da banda Vomer

DIA 24/07 - 16:30 h. - Sessão 5 - Auditório 1

René Lommez Gomes “Presas de elefante arranjadas para soar”. A iconografia como fonte de informação sobre a incorporação das cornetas africanas de marfim em coleções europeias. (séculos XVI e XVII)
Adriana Olinto Ballesté Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM): novos acervos, novas funcionalidades, novos desafios
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza O todo e o detalhe: reflexões sobre o uso de imagens na pesquisa música
Jorge Maldonado Soto, Agustín Ruiz Zamora Sistema Iconográfico Musical Integrado

DIA 24/07 - 16:30 h. - Sessão 6 - Auditório 2

Eduardo Christmann, Fábio Vergara Cerqueira Iconografia dos instrumentos musicais na Magna Grécia: o testemunho do sistro ápulo
Lucia Gomes Serpa Em busca de Osíris: formas cênicas e espetaculares na iconografia musical do Antigo Egito
Giusepe Augusto Araujo Arqueomusicologia: das flautas a arqueologia musical brasileira

DIA 25/07 - 16:30 h. - Sessão 7 - Auditório 1

Luciano Caroso A iconografia de Xisto Bahia: considerações iniciais
Silvana Meirielle Cardoso Da iconografia musical à armação de gala: Miguel Dutra e a produção musical sacra durante os oitocentos *
Belinda Maria de Almeida Neves Cecília ao Senhor cantava:a pintura de Santa Cecília na Catedral Basílica de São Salvador
Pedro Razzante Vaccari O mulato que escureceu: a transformação iconográfica do Padre José Maurício Nunes Garcia através dos séculos

DIA 25/07 - 16:30 h. - Sessão 8 - Auditório 2

Gustavo Frosi Benetti O projeto editorial "A música em Roraima": um estudo das imagens
Ivis Lois Rodrigues Oliveira Documentação iconográfica musical no NEOJIBA: Um estudo vivo*
Charlene Neotti Gouveia Machado Iconografia no acervo de música paranaense da Escola de Música e Belas Artes do Paraná: rede de sociabilidade e o projeto de construção da identidade paranaense

DIA 26/07 - 10 :30 h. - Sessão 9 - Auditório 1

Sérgio Deslandes Distribuição da Orquestra no fosso do teatro Valdemar de Oliveira a partir de fontes iconográficas
Amarilis Rebuá de Mattos A iconografia musical nos painéis das ruas de João Pessoa/PB: olhares transversais da cultura popular
Albertina O. Lacerda Malta A iconografia musical de Bajado na Fundação Joaquim Nabuco *

DIA 26/07 - 10:30 h. - Sessão 10 - Auditório 2

Augusto Caymmi Ferreira “O JOGO DO CRIADOR”: A transformação da Música em Artes Visuais através da Gravura
Amanda Oliveira Gama e Narici, Pablo Sotuyo Blanco As mulheres na iconografia musical relativa à Bahia
João Riso Souza Liberato de Mattos A iconografia musical na obra de Chico Liberato
Augusto Caymmi Ferreira A relação harmônica das artes visuais com a imagem de uma orquestra sinfônica, através de seus cartazes de divulgação

DIA 26/07 - 10:30 h. - Sessão 11 - Auditório 3

Flávio Vieira da Cunha Silva Usos e omissões de instrumentos negros na formação da música brasileira dita popular: um estudo iconográfico
Gorka Rubiales Zabarte Catálogo de Iconografía Musical Española de AEDOM
Gorka Rubiales Zabarte;
María Teresa Delgado Sánchez
Asociación Española de Documentación Musical (AEDOM): Organización y actividades

 

CADERNO DE RESUMOSCLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE RESUMOS EM PDF

*atualizados

RESUMOS ON-LINEQuem quiser ler os resumos online, pode clicar aqui e acessar o Portal de Eventos do PPGMUS-UFBA.

*atualizados

Design & development ©2018 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil