5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia Musical:
transversalidades em construçãosmall logo

Evandro Sybine
(UFBA)

A criação/produção de gravuras iconográficas musical na EBA-UFBA: razões, recursos e resultados

Resumo

Esta apresentação visa observar e discutir as razões e motivos, os recursos técnicos e materiais, assim como os resultados estéticos e temáticos, dos processos de criação e possibilidades de produção da iconografia musical no âmbito das artes visuais, por meio de diversas técnicas da gravura artística, no estúdio de gravura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. A saga de acompanhar a pesquisa discente, através de uma produção gráfica, onde o resultado é o diálogo possível entre as artes visuais e a música, e através do interesse do aluno na busca da linguagem gráfica para a criação de sua composição na feitura de estampas (pesquisando o suporte papel). As técnicas compreendidas nessa pesquisa são: a litografia (técnica planográfica utilizando uma pedra como matriz), a gravura em metal (calcografia) e a técnica de impressão conhecida como monotipia. Na investigação, durante a criação das estampas, percebemos a possibilidade de intervir na obra com técnicas aquosas e secas, resultando o trabalho final em uma técnica-mista. Na oficina de Monotipia, venho na busca das dinâmicas da pesquisa em oficinas criativas, mostrar o processo de produção de uma estampa que se situa entre a gravura, o desenho e a pintura, um processo de impressão sem matriz, de transferência de uma superfície a outra e, portanto, não repetível. Com as ações realizadas durante o evento, a montagem de um estúdio de impressão terá como finalidade atrair um público para experimentos gráficos. O auxilio do instrutor conduzirá a criação de uma impressão na técnica da monotipia, utilizando a modalidade do molde vazado, molde recordado, o desenho e a pintura. Os resultados impressos em papel resultarão em um grande painel, uma mancha gráfica na parede, onde o gráfico e a montagem em composição irão resultar em uma obra única.

Breve Biografia

Possui graduação nível Bacharelado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Artes Visuais do Programa de Pós-graduação da EBA-UFBA, sendo bolsista CAPES neste período, com trabalho artístico desenvolvido na linha de pesquisa em Poéticas Visuais e Processos de Criação. Trabalhou como professor substituto da EBA-UFBA, pelo Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional em 2006-2007 e 2010-2011. Professor do curso de gravura em metal e monotipia, das Oficinas do MAM-BA, Museu de Arte Moderna da Bahia, 2010-2014. É professora permanente de Gravura da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA). Tem experiência na área das Artes Visuais, com ênfase nas técnicas gravura artística, atuando na área de Artes em Poéticas Visuais Contemporâneas, principalmente nos seguintes temas: artes gráficas, xilografia, calcografia, litografia, serigrafia e monotipia.

Design & development ©2018 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil