João Berchmans de Carvalho Sobrinho
(UFPI; GT RIdIM-Brasil - PI)
Musicologia e Iconografia musical: estudos iconográficos em impressos musicais e a representação de elementos identitários na música brasileira
Este estudo expressa o resultado de investigações acerca de elementos iconográficos em impressos brasileiros e sua relação com o texto musical e com representações de elementos identitários que marcaram o lugar da música no pensamento nacional a partir da segunda metade do século XIX. O entendimento é que essas representações realçaram o discurso musical na construção de uma música de caráter nacional, destacando formas, funcionalidades e elementos em contexto de práticas culturais originais. Através deste estudo iconográfico de identificação, descrição, classificação e interpretação do tema das representações figurativas, pretendemos apresentar elementos que possam destacar a importância que a análise iconográfica tem para contribuir com os estudos musicológicos, implicando em uma "leitura" crítica dessas imagens na tentativa de explorar valores socioculturais, pensando a imagem representada como pertencente a um conjunto de significados presentes no documento e reforçando o componente ideológico da mensagem iconográfica e musical. Neste sentido, a análise deve incidir sobre a intencionalidade da imagem e sua significação no contexto em que está sendo representada . É preciso, também, se perguntar: o uso que faço desse instrumento, realmente auxilia à análise sociocultural? Ela realmente transmite um conteúdo que leva ao conhecimento? De que maneira essas representações iconográficas nos afetam ou refletem aspectos do momento cultural em que foram elaboradas? Elas ajudam a refletir o discurso ideológico de uma “música de caráter nacional”? São questões que pretendemos responder com essa investigação compreendendo que a imagem antecede o discurso, ou seja, a visão é mais imediatista, sendo óbvio que a maneira de “olhar” também é uma escolha . Segundo LITZ (2009), a percepção de qualquer imagem é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos. Com isso, pode-se entender que toda imagem incorpora uma forma de ver. O que acreditamos é que a interpretação iconográfica pode ampliar os horizontes da história cultural e dos estudos musicológicos como uma rica fonte de pesquisa.
Breve Biografia
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, musicologia, cultura popular, música no Maranhão e música e informática.