5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia Musical:
transversalidades em construçãosmall logo

Evguenia Roubina
(Universidad Nacional Autónoma de México)

      


A imagem da “música de santos desejos e obras virtuosas”: fontes iconográficas no estudo do ideário musical da Nova Espanha

Resumo

A bondade, que desde meados do século passado a iconografia musical praticou com diferentes campos do conhecimento humanístico e artístico, proporcionando-lhes a informação sem precedentes, valiosa e verossímil sobre os diversos aspectos da música de ontem, distante ou recente, hoje torna-se desnecessário a exposição de novos argumentos para o estudo do conteúdo musical das artes visuais ou a defesa do método iconográfico como parte do arsenal do musicólogo. No entanto, é também claro que o progressivo alargamento dos círculos de discussão e a abordagem interdisciplinar geralmente adotada no estudo de representações figurativas de música até agora não têm ajudado a preencher lacunas no conhecimento sobre o valor simbólico dessas imagens que ainda persistem por causa da predominância do interesse nos elementos tangíveis da cultura musical do passado, nem foi capaz de remediar a falta de metodologia de pesquisa em iconografia musical. Esta conferência irá apresentar os resultados de pesquisa realizada com a finalidade de obtenção de provas relacionadas com a conotação teológica, ética ou estética que adquire a imagem de música incorporada nas artes visuais da Nova Espanha. Especial ênfase será colocada sobre as manifestações do próprio no pensamento filosófico e no ideário popular do vicerreino refletido em cenas musicais apropriadas da produção gráfica Europeia. Pode-se esperar que, embora inteiramente baseado em fontes iconográficas e literárias novohispanas, o trabalho no qual se implementou um método de pesquisa inovador, construído por esta autora, abra novas possibilidades e forneça eficientes ferramentas teórico-metodológicas aos pesquisadores dos países de América Hispânica e Lusitana, cuja iconografia musical revela muitas vezes suas ligações com a arte e a ideologia trazidas desde além dos mares.

 

Breve biografia

Violoncelista e investigadora mexicana de origem bielorrusa. Como bolsista do Fondo Nacional para la Cultura y las Artes, realizou seu doutorado no Conservatorio Estatal de San Petersburgo Rimsky-Korsakov nas áreas de História, teoria e metodologia da interpretação musical, obtendo o título de Doctora de Filosofía en Ciencias del Arte.
Nos anos de 2004 a 2006 foi a primeira Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Música da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Atualmente é Professora Titular dessa casa de estudos, membro do Sistema Nacional de Investigadores e membro regular da Academia Mexicana de Ciências.
Autora de quatro livros e cerca de cinquenta artigos e capítulos de livros dedicados ao estudo da música mexicana, seu trabalho nesse campo foi laureado com o Prêmio Robert Stevenson de Musicologia e Investigação em Música Latino-americana, 2000-2001 (Washington), menção especial na nona edição dol Prêmio de Musicologia Casa das Américas (Havana, 2003) e o Prêmio de Musicologia Latino-americana Samuel Claro Valdés (Chile, 2004).
É fundadora e coordenadora do Congresso Latinoamericano de Iconografia Musical, do Laboratório de Iconografia Musical Mexicana (Facultad de Música, UNAM), así como fundadora e diretora editorial dos Cuadernos de Iconografía Musical, revista científica trilingüe publicada pela UNAM desde 2014.

 

Design & development ©2017 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil