6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (EDIÇÃO VIRTUAL)

Português | Castellano

IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO:
Iconografia da cultura musical
e(m) seus espaços de apresentação/representação
small logo

André Luiz Tavares Pereira
(UNIFESP)

Reflexos do baile: representações da dança nas artes brasileiras em princípios do século XX

Resumo

Destruído por um incêndio que atingiu a coleção Jean Boghici em 13 de agosto 2012, a tela Samba (1925), de Emiliano Di Cavalcanti, podia ser compreendida como uma síntese dos registros de danças populares brasileiras, tema que tornava-se popular desde fins do século XIX. A presente comunicação pretende percorrer esta revalorização dos bailados e danças brasileiras e sua recorrência nas representações artísticas, em especial no desenho, ilustração e pintura. Propomos a compreensão do sentido que assume Samba em paralelo a obras como o conjunto de desenhos de Cecília Meireles dedicado aos batuques de origem africana, as obras de Carlos Prado ou o Baile na Roça de Portinari. Procuraremos compreender de que modo as danças populares vieram a definir um modo de pensar a nacionalidade, à medida em que nos aproximamos dos anos 1930. Em paralelo, procuraremos compreender de que modo os bailados tradicionais são descritos e fixados em textos literários no mesmo período e como elementos de registro etnográfico criam as condições para que uma identificação entre nacionalidade e dança torne-se possível no caso brasileiro. Eventuais comparações com os registros de danças brasileiras realizados século XIX oferecerão um esteio histórico para a análise das obras do século XX, possibilitando um debate entre os dois tempos e uma leitura variada sobre um dos traços recorrentes da cultura brasileira.

Breve Biografia

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor do Curso de História da Arte da UNIFESP e membro do programa de Pós Graduação em História da Arte da mesma instituição, tendo atuado igualmente na Pós-graduação em Artes Visuais da Fundação Armando Álvares Penteado e da Universidade Cruzeiro do Sul. Pussui experiência na área de História Arte, com ênfase na produção artística do século XVIII e atuando nas áreas de Desenho artístico, história da paisagem e cenografia urbana no século XVIII, música historicamente informada (séculos XVI / XIX), história das relações entre literatura e ilustração, relações entre arte italiana, portuguesa e brasileira, arte religiosa, e literatura brasileira do século XX, particularmente a partir das produções de Cornélio Penna e Lúcio Cardoso. Dedica-se, atualmente a projetos ligados à identificação da produção artística britânica presente em coleções brasileiras e à história do Desenho. É Coordenador Acadêmico do projeto Mais Cultura nas Escolas, uma parceria entre o MinC, o MEC e a UNIFESP.

 

 

Design & development ©2020 by RIdIM-Brasil & SONARE




Agosto 23-26, 2021 - Campinas (São Paulo), Brasil