6º Congreso Brasileño de Iconografía Musical (EDICIÓN VIRTUAL)

Português | Castellano

IMAGEN, MÚSICA, ACCIÓN:
Iconografía de la cultura musical
y/en sus espacios de presentación/representación
small logo

Luciane Lourenço Paes
(UNICAMP)

La actuación de Pauline Viardot como Orfeo en la versión de Berlioz de la ópera de Gluck y su impacto en las artes visuales

Resumen

Esta presentación abordará el impacto en las artes visuales de la versión de Berlioz de la ópera de Gluck, Orphée et Eurydice, que se estrenó en noviembre de 1859 en el Théâtre Lyrique de París, con Pauline Viardot como Orfeo.

Breve Biografia

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2006) e bacharelado em Gravura, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2007). É mestra (2014) e doutora (2020) em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, com bolsa de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2017). No mestrado, estudou as relações entre pintura e teatro na arte francesa do séc. XIX, com foco em três quadros de cavalete e uma litografia de Eugène Delacroix representando a morte de Ofélia. O objeto de sua tese é a série das Quatro Estações do mesmo artista que pertence à coleção do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Estuda a continuidade das tradições clássicas no romantismo francês, bem como o colecionismo e a circulação de objetos nos campos da arte e da indústria nos séculos XIX e XX. Interessa-se também pela história dos métodos de ensino do desenho nas artes visuais e aplicadas e pela produção gráfica do dix-neuvième, em especial as gravuras de reprodução e seu impacto no mercado de arte e na cultura artística ligada ao colecionismo.

 

Design & development ©2020 by RIdIM-Brasil & SONARE




Agosto 23-26, 2021 - Campinas (San Pablo), Brasil