7º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (EDIÇÃO EM FORMATO HÍBRIDO)

Português | Castellano

Iconografia musical:
criação, produção, usos e funções
small logo

Gabriela in Rome

Gabriela Currie
(University of Minnesota - USA)

      

Imaged Sounds - Sounded Images:
Sensorialities in Interaction
(
Sons ilustrados - Imagens sonorizadas: Sensorialidades em interação)

Resumo

Procuramos compreender o passado, sentir as suas texturas, ver as suas cores e deixar-nos envolver pelos seus sons. A exploração dos sentidos e suas interações no passado humano estão carregadas de esperança e limitadas por um horizonte de impossibilidade, além do qual estamos fadados a falhar. As imagens do fazer musical podem às vezes dar uma mãozinha: elas permeiam a existência humana, onde a dança, o canto e a interpretação instrumental não apenas se tornam objetos de re-apresentação ou tradução intersensorial, mas também habitam um espaço cognitivo multissensorial onde o visual e o auditivo se cruzam tanto na criação quanto na recepção dessas imagens. Enquanto os sentidos modelam nosso mundo, eles próprios são remodelados pelo mundo que ajudam a construir, e assim a interação visual e auditiva no som ilustrado se situa em um espaço fluido, no qual a circularidade sensorial do som imagético e da imagem sonora evidencia posturas culturais e cognitivas ancoradas na experiência histórica da espécie humana. Dentro desses limites conceituais, considerarei imagens de música em arte rupestre pré-histórica no subcontinente sul-asiático, vasos de bronze de Zhou oriental, estupas budistas de Gandharan e afrescos bizantinos medievais tardios. Interligados por uma clara intenção de marcar e memorizar a presença do som no mundo ao redor, cada um desses estudos de caso ilustra uma faceta diferente das traduções sensoriais, indexando práticas musicais inscritas na tapeçaria cognitiva e sociocultural da dinâmica histórica e, acima de tudo, representando um passado multissensorial da experiência humana ancorado na geografia dos meios expressivos.

Breve biografia

Gabriela Currie recebeu seu B.A. em musicologia do Conservatório Ciprian Porumbescu em Bucareste, Romênia e seu M.A. e Ph.D. da Universidade de Nova York. Antes de sua chegada à Universidade de Minnesota, ela lecionou na Eastman School of Music, na New York University e na Cooper Union. Seus interesses de pesquisa e publicações dizem respeito à teoria musical medieval, a interseção entre o pensamento musical e científico nas eras pré-moderna e pré-moderna, iconografia musical na Eurásia pré-moderna e relatos de viagens como etnografias antigas tradições musicais da Ásia e da África. Ela recebeu bolsas da Fundação Balzan, do National Endowment for the Humanities, do American Council of Learned Societies, da American Association for University Women e da Belgian-American Foundation. Currie apresentou-se em inúmeras conferências acadêmicas nacionais e internacionais, como American Musicological Society, International Musicological Society, Medieval Academy of America, History of Science Society, bem como o International Council for Traditional Music. Ela é autora de The Play of Meanings: Aribo's De musica and the Hermeneutics of Musical Thought, publicado em 2005, e de artigos sobre assuntos que vão desde a cosmologia musical medieval até a iconografia da música dos Bálcãs e da Eurásia que apareceram em revistas acadêmicas, bem como em coleções editadas. O trabalho atual inclui vários projetos sobre o emaranhado de pensamento musical, instrumentos e práticas na Eurásia pré-moderna sob o guarda-chuva teórico de interseções e trocas interculturais nas primeiras globalidades.

 

Design & development ©2023 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 17-21, 2023 - Maceió (Alagoas), Brasil