Acerca da Chamada de Trabalhos
O RidIM-Brasil junto à UERJ, realizadores do 8ª Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, chamam pesquisadores, técnicos, profissionais, docentes e estudantes das áreas de Música, Musicologia/Etnomusicologia, História(s), Antropologia, Arqueologia, Artes Visuais/Audiovisuais, Museologia, Conservação, Ciência da Informação e demais áreas afins, interessados nas fontes visuais relativas à cultura da Música enquanto objeto de estudo, tanto em nível nacional quanto internacional, a submeter propostas de comunicação para o evento que terá como tema “Iconografia Musical em perspectiva global: fluxos, trânsitos, transculturação”.
Nesta edição do Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (CBIM) pretende-se provocar reflexões acerca da Iconografia Musical em perspectiva multidisciplinar, como é costumeiro nos CBIM, acolhendo propostas oriundas de estudiosos todas as vertentes das artes, das ciências humanas e sociais (puras ou aplicadas), incitando todos os interessados a atentarem para as dinâmicas de trânsito, transculturação e hibridação, para os fluxos e conectividades nos quais (e dos quais) emerge a iconografia musical em suas diversas formas e tipologias. (mais info, http://www.portaleventos.mus.ufba.br/index.php/CBIM_RIdIM-BR/8CBIM2025/schedConf/cfp )
As propostas de comunicação submetidas deverão ser em formato de Resumo Expandido devendo conter no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras, incluindo referências e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (para brasileiros) e Chicago (para estrangeiros).
As propostas deverão se alinhar com uma das temáticas propostas pelo 8º CBIM, a saber:
a) Iconografia Musical em fluxo: criação, produção, circulação e recepção de imagens relativas às culturas musicais e seus modelos; dinâmicas de transculturação, hibridação, contaminação, contágio; relações entre centro, margens, periferia;
b) Iconografia Musical enquanto objeto de pesquisa: abordagens ontológicas, epistemológicas, teóricas, práticas, metodológicas, processuais, técnicas e/ou informacionais, com ênfase nas suas vertentes pós- e decoloniais;
c) Aspectos culturais, éticos, técnicos, tecnológicos, patrimoniais, museológicos em torno da criação, produção, circulação, usos e funções da iconografia relativa à música.
As submissões de comunicação serão avaliadas por pares segundo o sistema blind-peer review, por meio do sistema OJS do RidIM-Brasil.
Os textos aprovados e efetivamente apresentados serão publicados nos Anais do evento pelo RIdIM-Brasil.
Todas as comunicações apresentadas concorrem ao Prêmio RIdIM-Brasil 2025.
O formulário de submissão online de propostas pode ser encontrado no seguinte link: LINK PARA O OCS