Iconografía Musical en perspectiva global:
flujos, tránsitos, transculturación

Detalle de las sesiones
DIA 21/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 1
| AUTORES |
TÍTULOS |
| Grasiela Duarte de Oliveira |
|
Os anjos músicos do Painel da Glorificação da Virgem de Geertgen Tot Sint Jans (c. 1455 – c. 1495) |
| Andre Guimarães Mesquita |
O tocar das trompas na gravura da Descida de Cristo ao Limbo de Andrea Mantegna (c. 1431–1506) |
Karen Cordeiro Lisboa,
Luciane Viana Barros Páscoa |
|
As relações da música e da imagem em Mater Dolorosa in Memoriam II, de Roberto Evangelista |
| Grasiela Duarte de Oliveira |
Os caminhos para o estudo da iconografia da tortura musical |
Amarilis Rebuá de Mattos,
Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira,
Alba Ligia de Almeida Silva |
A iconografia musical nos murais cerâmicos das ruas de João Pessoa/PB: olhares transversais da cultura popular na arte naif de Clóvis Júnior |
|
DIA 22/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 2
| AUTORES |
TÍTULOS |
| Emanuelle Kotsan |
A música silenciosa das imagens: interpretações e significados nas pinturas murais de Pompeia |
| Caroline Melo Armesto |
A recepção de liras e cítaras na iconografia urbana de Pelotas |
| Giusepe Augusto Araujo |
Representações de práticas musicais na Bahia pré-cabralina |
| João Pedro Vitoriano Fabri |
Representações iconográficas dos instrumentos musicais na Magna Grécia: o aulos na pintura dos vasos ápulos do século V e IV a.C. |
| Lidiane Carolina Carderaro |
Uma visão arqueológica sobre a iconografia de músicos mitológicos da Grécia Antiga – entre a descrição e a interpretação |
|
DIA 23/07 - 16:00 – 18:00 h - Sessão 3
| AUTORES |
TÍTULOS |
| Felipe Nascimento de Araujo |
Pressupostos teóricos-metodológicos para elaboração de uma metodologia de análise histórica específica para iconografias musicais: a proposição da Metodologia de Análise Musical. |
Luiz Naveda,
Loque Arcanjo |
Humanidades Digitais Aplicadas à Iconografia Musical: Um Panorama Metodológico |
| Guido Agustín Saá |
Os dois caminhos para a afinação temperada: representação visual e cálculo em Zhu Zai-yu (China) e Francisco de Salinas (Espanha) |
| Cleisson Melo |
Iconosemiografia em trânsito: imagens musicais e epistemes culturais na (des)construção da subjetividade brasileira |
| Fabrício Fernandes Claussen |
Estátuas como dispositivos de escuta: uma especulação sonora sobre a iconografia urbana |
|
DIA 24/07 - 09:30 – 10:30 h - Sessão GT IMIA+ ARLAC-IMS (1ª PARTE)
| AUTORES |
TÍTULOS |
| Sofia Beatriz Ferreira da Silva |
|
Mulheres e música nas estampas japonesas ukiyo-e |
Cláudia Sofia Pinto Sousa
Inês Pina |
Música e Império: iconografia musical nas tapeçarias do Museu do Caramulo |
| Alejandra Hernández Sánchez |
Silencio: grabando. Espacios, agentes e instrumentos en la producción discográfica de la Orquesta Filarmónica de la Ciudad de México (1979-1982) |
DIA 24/07 - 10:30 – 18:00 h - Sessão 4
| AUTORES |
TÍTULOS |
| Carina Amorim Oliveira |
Iconografia do exótico no teatro musicado do Antigo Regime: representações do ‘turco’ em Le Bourgeois Gentilhomme e L’Europe Galante |
| Camila de Macedo Souza |
O baile das bruxas: músicos e instrumentos na iconografia do sabá |
Nilton da Silva Souza,
Lilian Maria Pereira da Silva |
A iconografia de Zumbi dos Palmares: estudo a partir da composição do nº 5 dos Quadros Brasileiros de Alberto Montalvão |
| Welissa Lopes Saliba Maia Carvalho |
Sambas, maxixes e tangos blackface: iconografia da racialização nas capas de partituras soteropolitanas pós-abolição (1900–1930) |
| Mário Alexandre Dantas Barbosa |
Revistas ilustradas e iconografia musical: as charges sobre a estreia do Requiem de Verdi no Brasil (Rio de Janeiro, 1876) |
|
DIA 25/07 - 09:30 – 10:30 h - Sessão GT IMIA+ ARLAC-IMS (2ª PARTE)
| AUTORES |
TÍTULOS |
| Gorka Rubiales Zabarte |
Una música inaudible: imágenes de recogimiento musical en la pintura europea de los siglos XIX y XX |
| Gilberto Vieira Garcia |
A música na cidade do Rio de Janeiro sob o olhar de Rafael Bordalo Pinheiro (1875-1877) |
| Camilo Alberto Jiménez Vera |
Base de datos de Iconografía Musical en Colômbia: Período colonial (1550-1819) |
|
|
DIA 25/07 - 15:30 – 17:30 h - Sessão 5
| AUTORES |
TÍTULOS |
| Sandor Christiano Buys |
Discografia além dos fonogramas: as informações contidas nas imagens dos discos de 78rpm |
Guilherme Alves,
Márcio Leonel Farias Reis Páscoa |
As referências de elementos da cultura clássica na pós-modernidade: uma análise iconográfica da capa do álbum Treasure da banda Cocteau Twins. |
Antonio Carlos Henn,
Márcio Leonel Farias Reis Páscoa |
|
Elementos da cultura clássica e surrealista no rock progressivo: a capa do álbum Nursery Cryme da banda Genesis |
Luciano André da Silva Almeida,
Clayton Gabriel dos Anjos,
Lennon Ferreira dos Santos |
Promptografia e IA na geração experimental de imagens do tipo social “capadócio”, com base em fontes históricas do teatro musical, da música e da literatura brasileira dos séculos XIX e XX |
Diana Victória de Carvalho Farias,
Luciane Viana Barros Páscoa |
Entre Sons e Silêncios: a configuração do conflito entre Heroína e Vilã em "Coraline e o mundo secreto" (2009) |
|
|
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE RESUMOS EM PDF
RESUMOS ON-LINEQuem quiser ler os resumos online, pode clicar nos títulos das apresentações no Portal de Eventos Científicos en Música da UFBA. |
|
|