8º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Iconografia Musical em perspectiva global:
fluxos, trânsitos, transculturação
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Grupo de Estudo ARLAC-IMS
Iconografia Musical em Ibero-América e suas conexões ultramarinas

Coordenação
Luzia Aurora Rocha &
Pablo Sotuyo Blanco

Apresentação

O presente grupo de estudos visa o desenvolvimento da pesquisa e dos diversos aspectos técnicos e teóricos correlatos a fontes visuais relativas à cultura musical no âmbito geográfico proposto. Do mesmo modo pretende-se a produção de ‘outputs’ científicos, nomeadamente artigos, livros, catalogação em bases de dados, a título de exemplo.

Esta sessão está dedicada ao desenvolvimento dos seus objetivos.

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Breves biografias

Luzia Aurora Rocha estudou Musicologia em Lisboa (Portugal) e Innsbruck (Áustria), obtendo o Doutoramento em Musicologia pela Universidade NOVA de Lisboa em 2012 com uma tese sobre Iconografia Musical no Barroco português. Actualmente é investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), com funções docentes a tempo parcial no Departamento de Musicologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH); também coordena a Linha Temática de Iconografia Musical do CESEM. O seu trabalho abrange os campos da Musicologia Histórica, Iconografia Musical, Organologia, Semiótica, Estudos Culturais, com ênfase em questões de produção, recepção, catalogação de fontes e transferência cultural.Já leccionou em várias instituições de ensino superior e universitário (Instituto Piaget, INUAF, Orquestra Metropolitana e Universidade Lusíada de Lisboa) nas áreas da História da Música, Iconografia Musical, Organologia, Pedagogia e Didáctica.  Luzia Aurora Rocha recebeu um Prémio de Mérito da Universidade NOVA (1999) e  bolsa de doutoramento (FCT, 2006) e duas bolsas de pós-doutoramento (Fundação Oriente, 2015; CESEM, 2017) antes de se candidatar com sucesso a um contrato como investigadora (2019-).

Pablo Sotuyo Blanco é docente e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde também obteve seu doutorado em 2003, é um dos iniciadores de diversos projetos nacionais relacionados à documentação relativa à música, incluindo o estabelecimento do Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil) do qual é atualmente o presidente, do capítulo nordestino do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil (RISM-Brasil) e integrante pro tempore do Comité Gestor interino da filial brasileira da Associação Internacional de Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas de Música (IAML-Brasil). Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) da UFBA e presidiu a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) em representação da UFBA entre 2015 e 2019. Ativo compositor e musicólogo, tem publicado amplamente a sua produção científica sobre música e iconografia musical no Brasil e no exterior. Atua na área de Música com ênfase em Musicologia Histórica, Teoria e Análise Musical, e Ciência da Informação aplicada em documentação musical.

Participantes:


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Julho 21-25, 2025 - Rio de Janeiro, Brasil