8º Congreso Brasileño de Iconografía Musical

Português | Castellano

Iconografía Musical en perspectiva global:
flujos, tránsitos, transculturación
small logo

Grupo de Estudio ARLAC-IMS
Iconografía Musical en Iberoamérica y sus conexiones ultramarinas

Coordenación
Luzia Aurora Rocha &
Pablo Sotuyo Blanco

Presentación

Este grupo de estudios busca el desarrollo de la investigación de los diversos aspectos técnicos y teóricos correlatos a las fuentes visuales relativas a la cultura musical en el ámbito geográfico propuesto. Del mismo modo se pretende la producción de ‘outputs’ científicos, específicamene artículos, libros, catalogación en bancos de datos, por exemplo.

Esta sesión está dedicada al desarrollo de sus objetivos.

Para conocer los detalles de la Sesión del GT clique aqui

 

Breves biografias

Luzia Aurora Rocha estudou Musicologia em Lisboa (Portugal) e Innsbruck (Áustria), obtendo o Doutoramento em Musicologia pela Universidade NOVA de Lisboa em 2012 com uma tese sobre Iconografia Musical no Barroco português. Actualmente é investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), com funções docentes a tempo parcial no Departamento de Musicologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH); também coordena a Linha Temática de Iconografia Musical do CESEM. O seu trabalho abrange os campos da Musicologia Histórica, Iconografia Musical, Organologia, Semiótica, Estudos Culturais, com ênfase em questões de produção, recepção, catalogação de fontes e transferência cultural.Já leccionou em várias instituições de ensino superior e universitário (Instituto Piaget, INUAF, Orquestra Metropolitana e Universidade Lusíada de Lisboa) nas áreas da História da Música, Iconografia Musical, Organologia, Pedagogia e Didáctica.  Luzia Aurora Rocha recebeu um Prémio de Mérito da Universidade NOVA (1999) e  bolsa de doutoramento (FCT, 2006) e duas bolsas de pós-doutoramento (Fundação Oriente, 2015; CESEM, 2017) antes de se candidatar com sucesso a um contrato como investigadora (2019-).

Pablo Sotuyo Blanco é docente e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde também obteve seu doutorado em 2003, é um dos iniciadores de diversos projetos nacionais relacionados à documentação relativa à música, incluindo o estabelecimento do Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil) do qual é atualmente o presidente, do capítulo nordestino do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil (RISM-Brasil) e integrante pro tempore do Comité Gestor interino da filial brasileira da Associação Internacional de Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas de Música (IAML-Brasil). Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) da UFBA e presidiu a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) em representação da UFBA entre 2015 e 2019. Ativo compositor e musicólogo, tem publicado amplamente a sua produção científica sobre música e iconografia musical no Brasil e no exterior. Atua na área de Música com ênfase em Musicologia Histórica, Teoria e Análise Musical, e Ciência da Informação aplicada em documentação musical.


Participantes;




Design & development ©2025 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julio 21-25, 2025 - Rio de Janeiro, Brasil