13° Congresso Internacional do RIdIM & 1° Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

English | Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Ampliando a pesquisa em Iconografia Musical:
considerando o atual, definindo novas tendências
small logo

animation with MI and photos of Salvador

Prof. Dr. Terry Miller (Universidade Estatal de Kent - OH, USA)

Documentos históricos ou fantasias coloridas? Interpretando evidências musicais em murais de templos tailandêses

Resumo

Muitos dos templos budistas da Tailândia (wat), grandes e pequenos, urbanos e rurais, têm murais coloridos pintados nas paredes interiores, muitas vezes, do chão ao teto. Com um estilo peculiar para a Tailândia, os artistas retratam histórias épicas que fluem sem interrupções de cena. Eles incluem a vida de Buda e Jatakas favoritos, sendo estes últimos a vida de Buda anterior à iluminação. Todos estão destinados a educar e inspirar adoradores, quer positiva, descrevendo um comportamento exemplar ou negativamente, através da representação gráfica as torturas do inferno. Independentemente da história original, as cenas retratam o localizado mundo tailandês do artista no momento da pintura, apesar de alguns artistas também se envolverem na fantasia.

Dentro dessas histórias podem ser encontradas numerosas representações da atividade musical, incluindo dança, performance instrumental, teatro, ritual e pompa. A maioria se encontra na região central da Tailândia, havendo menos no norte e no sul, mas no nordeste - culturalmente Lao - contribuiu com alguns dos exemplos mais vibrantes e lunáticos realizados por artistas locais ingênuos.

O desafio ao interpretar essa evidência parte das dificuldades em datar as pinturas murais, conhecer o artista, ou ter um registro de possíveis retoques, restauração ou mesmo repintura. Seja historicamente sólida ou não, esta evidência é, no entanto, colorida e intrigante, oferecendo ao nosso olhar pistas únicas sobre o passado musical da Tailândia.

 

 

Design & development ©2009-2011 by Pablo Sotuyo Blanco e Ricardo Bordini (SONARE)




Julho 20-22, 2011 - Salvador (Bahia), Brasil