Antonio Baldassarre
(Universität für Musik und darstellende Kunst, Vienna, Austria)Presidente do conselho internacional do RIdIM desde 2005, Baldassarre obteve seu Ph.D. pela Universidade de Zurique (Suíça) em 2003. Atualmente é professor de teoria musical e musicologia histórica na Universität für Musik und darstellende Kunst, em Viena (Áustria) e professor visitante na Escuela Nacional de Música da Universidade Nacional Autônoma do México. Ele tem pesquisado e publicado numerosos trabalhos sobre os temas história da música do final do século XVIII ao século XX, a historiografia da música do século XIX, a história social da música, iconografia e música, com especial ênfase em questões de metodologia e da história da iconografia musical. |
Dorothea Baumann
(Universität Zürich, Switzerland)Secretária-Geral da Sociedade Internacional de Musicologia (IMS) e atual presidente da filial suíça da IAML, a Dra. Baumann é professora assistente (Privatdozentin) de musicologia na Universidade de Zurique, na Suíça. Estudou piano na Zurique Musikakademie e Musicologia, Física e Literatura Alemã na Universidade de Zurique. PhD com Kurt von Fischer (Die Italienische Liedsatztechnik des Trecento), habilitação em 2000 (Música e espaço: uma investigação sistemática e histórica sobre o impacto da acústica arquitetônica sobre a performance, com um estudo do Messias de Handel, no prelo). Além da Universidade de Zurique, entre 1979-93, também lecionou na Universidade de Berna, Suíça; foi professora convidada no programa de pós-graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), na Universidade de Innsbruck, na Áustria, assim como professora convidada no Departamento de Arquitectura do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique. Dorothea Baumann por muitos anos foi chefe da biblioteca do Instituto de Musicologia, em Zurique. Seus principais campos de pesquisa são: organização do conhecimento em bases de dados, acústica, acústica da sala, organologia, iconografia, história da prática da performance, teoria musical e música do Trecento Italiano |
Cristina Bordas Ibañez
(Universidad Complutense de Madrid, Spain)Bacharel em Direito pela Universidade de Deusto (1976) na Espanha, concluiu seu Ph.D. em musicologia na Universidade de Valladolid, em 2005, após estudos musicais realizados no Real Conservatório de Música de Madrid. Atualmente é professora da Universidad Complutense de Madrid. Sua produção e foco da pesquisa incluem uma variedade tópicos de iconografia musical e organologia . |
Zdravko Blažeković (Research Center for Music Iconography, City University of New York, U.S.A.)Formado em 1980 pela Academia de Música de Zagreb, na Croácia, se doutorou no Centro de Pós-Graduação da Universidade da Cidade de Nova York. Atualmente é o diretor do Centro de Investigação em Iconografia Musical (RCMI) na City University de Nova York, e editor da Music in Art. Publicou extensamente sobre temas da iconografia musical, assim como sobre a música do Leste Europeu e acerca da historiografia da música dos séculos XVIII e XIX. |
Monika Fink
(Leopold-Franzens Universität Innsbruck, Austria)Professora na Leopold-Franzens Universität Innsbruck (Áustria), além de pianista, obteve seu doutorado em 1986 e a habilitação em 1992. Foi professor visitante em várias instituições nacionais e internacionais, incluindo a Unversidade de Granada e a Universidade de Helsinque. Sua pesquisa e foco principal de produção é a música de programa, os estudos de dança, iconografia musical e história social. |
Alan Davison
(University of Otago, New Zealand)Doutorado pela Universidade de Melbourne (Austrália), com tese sobre a iconografia de Franz Liszt, em 2002, atualmente é professor, coordenador da pesquisa, e presidente do grupo de pesquisa Música e Imagem do Departamento de Música da Universidade de Otago na Nova Zelândia. Sua área de pesquisa específica em iconografia musical é o retrato europeu dos séculos XVIII e XIX, incluindo as questões metodológicas. |
Nicoletta Guidobaldi
(Università di Bologna, Italy)Professora assistente de estudos de iconografia musical no campus de Ravenna da Università di Bologna (Itália) e professora do Centre d'Études Supérieures de la Renaissance da Universidade François-Rabelais de Tours (França). Ela é também presidente do comité diretivo do grupo de estudos em Iconografia musical sobre Arte Europeu da Sociedade Internacional de Musicologia (IMS). Seu foco de investigação e publicação inclue temas de iconografia musical da renascença italiana e francesa. |
Florence Gétreau
(Institut de echerché sur le patrimoine en France, Paris, France)Curador de instrumentos musicais históricos, e diretor do Institut de Recherche sur le patrimoine en France (IMPRF). Ela recebeu seu Ph.D. da Université Paris-Sorbonne, em 1996. Amplamente reconhecida como especialista em iconografia musical francesa, organologia, a historiografia da conservação e estudos da música urbana sendo amplamente publicada sobre estes temas. |
Richard D. Leppert
(College of Liberal Arts of the University of Minnesota, Minneapolis, U.S.A.)Concluiu seu Ph.D. em musicologia na Universidade de Indiana (1973) e atualmente é professor do College of Liberal Arts da Universidade de Minnesota, em Minneapolis (MN). Recebeu vários prêmios e bolsas importantes de estudo, e seu trabalho acadêmico é reconhecido no âmbito das ciências humanas. Dentre os estudiosos mais ilustres da iconografia musical, tem publicado extensamente uma diversidade de tópicos. Além de iconografia musical e história da arte, seu foco inclui teoria crítica, estudos culturais e pós-estruturalistas da sociologia da cultura. |
Margaret Kartomi
(Monash University, Melbourne, Australia)Obteve seu doutorado na Humboldt Universität em Berlim (Alemanha) e é professor na Universidade de Monash, em Melbourne (Austrália). Ela é uma especialista em etnomusicologia da Indonésia e do Sudeste Asiático e uma autoridade mundialmente conhecida sobre a música de Sumatra. Suas publicações abrangem muitas áreas, incluindo a música de Java, Sumatra, Molucas, Flores, Chinês-Indonésia, judeus da Ásia e Austrália. Além de estudos de etnomusicologia, ela também tem contribuído amplamente para a iconografia musical da música popular, educação musical e performances musicais |
Clair Rowden
(University of Cardiff, U.K.)Formada no Goldsmith's College, Universidade de Londres, e na City University, em Londres onde completou seu doutorado em 2002, atualmente é professora na Escola de Música da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Suas atividades de pesquisa variam desde a edição de música e estudo arquivístico a micro-história e estudos de recepção e incluem encenação de ópera e dança, iconografia e gênero. |
José Antonio Robles Cahero
(Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Musical “Carlos Chávez” - CENIDIM, Mexico City, Mexico)Atuou como diretor do Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Musical "Carlos Chávez" (CENIDIM) entre 1994 e 2002, onde atualmente ocupa a coordenação de pesquisa. Ele também é o editor da revista Heterofonía. Formado no Conservatório Nacional de Música, na Universidade de Cambridge e na Universidad Iberoamericana se doutorou pela Universidad Nacional Autónoma de México. Sua pesquisa e produção se centram na história da dança mexicana e a iconografia musical, música mexicana e história cultural. |
Pablo Sotuyo Blanco
(Universidade Federal da Bahia, Salvador = Bahia, Brazil)Professor da Universidade Federal da Bahia, em Salvador (Bahia, Brasil), onde também se doutorou em 2003, é uma personalidade ativa na pesquisa da música brasileira, sendo iniciador de muitos projetos de alcance nacional relativos à música, incluindo o estabelecimento do RIdIM-Brasil (do qual ele é atualmente o presidente) e do capítulo brasileiro do Répertoire International des Sources Musicales (RISM-Brasil). Além de ser um compositor ativo ele tem amplamente publicado sobre a música brasileira e a iconografia da música. |