Prof. Dr. Antonio Baldassarre (Universidade de Lucerna – CH)
A música como linguagem visual:
examinando fontes novohispanas
Fontes visuais têm um papel crescente na pesquisa musical, porque as imagens têm duas grandes vantagens sobre uma descrição verbal de livros e outros formatos de escrita, como Emmanuel Winternitz já mencionava na década de setenta do século passado: 1) as representações visuais muitas vezes mostram informações valiosas que as palavras não podem transmitir, e 2) imagens revelam informações que os escritores contemporâneos não se preocupam em descrever, ou porque eles assumem como obvias ou as silenciam conscientemente por várias razões.
O aumento da utilização de fontes iconográficas no estudo de vários aspectos da música é geralmente acompanhada de uma reflexão metodológica igualmente intensa e profunda sobre as possibilidades, limites e dificuldades da pesquisa iconográfica musical. Isso seria ainda mais necessário para lidar por dois fatos. A iconografia não é umaferramenta fácil de usar, porque, por exemplo, não se pode olhar para uma pintura e dizer: "Olha, eu vejo uma personagem feminina na frente de um órgão, então a imagem é uma representação de Santa Cecília." Em geral, as coisas são sempre muito mais complexas. Além disso, muitos estudos que incluem ou usam documentos musicais visuais ainda mostrar alguma tendência complicada (mas nem sempre aparente) ao positivismo. À luz das recentes descobertas científicas, especialmente no que diz respeito a abordagens pós-estruturalistas, esta tendência há de surpreender muito.
Esta conferência oferece uma introdução à história e objectivos da pesquisa em iconografia musical, com exemplos selecionados da história visual da música na Nova Espanha. O foco principal é a investigação das narrativas que documentos visuais contam sobre a cultura musical da Nova Espanha e do México independente.