Beatriz Magalhães Castro
(Universidade de Brasília; Presidente AIBM/IAML-Brasil; GT RIdIM-Brasil - DF)
Modelagens para a descrição, tratamento e gestão da informação musical: RIC e LRM como propostas no e para o Brasil
Na última década tem-se observado mudanças substanciais nas formas de descrição, tratamento e gestão da informação musical, com mudanças expressivas seja a partir das formas de acesso e intercâmbio de dados, seja por meio de um redesenho das relações geopolíticas que vieram a incluir iniciativas ditas "periféricas" numa discussão globalizada de standards para tais fins. Aos finais de 2012, o International Council on Archives (ICA) nomeia o Experts Group on Archival Description (EGAD) como uma comissão temática formada com o objetivo de "desenvolver padrões para a descrição de dados baseado em princípios arquivísticos" e, mais especificamente, um "padrão descritivo abrangente que concilie, integre e construa sobre as quatro normas existentes" (ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDF e ISDIAH). De outro lado, a partir das iniciativas em Resource Description and Access (RDA) e em sucessão ao AACR2, que motivaram ainda o advento do Functional Requirements for Bibliographic Records s(FRBR), testemunhou-se o surgimento do FRBR-LRM como modelo consolidado entre as iniciativas FRBR (dados bibliográficos), FRAD (controle de autoridades) e FRSAD (controle de assuntos), desenvolvidos pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Instituições (IFLA) e publicados em 2010. Desta forma, a discussão sobre modelagens para a descrição, tratamento e gestão da informação musical propostas no e para o Brasil devem ser analisadas, discutidas e implementadas levando-se em consideração possíveis características do patrimônio musical brasileiro mas sobretudo mantendo padrões de interoperabilidade para a sua difusão e conhecimento no plano internacional. Este texto pretende discutir esta(s) questão(ões) a partir da experiência e instalação da AIBM/IAML-Brasil e dos grupos de repertórios internacionais especializados em música RILM e RISM no Brasil.
Breve Biografia
Primeiro prêmio do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris frequentando ainda as Classes de História da Música e Análise naquele conservatório (1985); Mestrado em Música (Master of Musical Arts, MMA) - The Juilliard School of Music (1987) e doutorado em Música (Doctor of Musical Arts, DMA) - The Juilliard School of Music (1992). Realizou estudos de pós-doutoramento em musicologia na Universidade Nova de Lisboa como pesquisador-bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (2002-2008). Prêmios semelhantes foram concedidos pela Bibliothèque Nationale de France – Départament de Musique (Programme Profession Culture, 2007), Fundación Carolina-CSIC-Instituición Milà y Fontanals de Barcelona (2008), e pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2009). Atualmente conclui monografia resultante da pesquisa como recipiente do Prêmio Bolsa de Pesquisa do Ministério da Cultura / Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, edição 2009-2010, focado sobre a Coleção Teresa Christina Maria e a prática da música instrumental durante os I e II Reinados. É Coordenadora do Comitê RILM-Brasil e membro do Comitê RISM-Brasil, e Presidente da IAML-Brasil- Seção brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas de Música, Arquivos e Centros de Documentação Musical (IAML/AIBM), o qual fundou e coordenou desde 2009 até a sua formalização em 2014 (aprovação na Assembleia Geral da IAML, Antuérpia, Julho de 2014). Como professor Associado III da Universidade de Brasília, é Editora-Chefe da Revista "Música em Contexto" e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB, o qual fundou e atuou como primeira Coordenadora. Membro da Sociedade Internacional de Musicologia (IMS) e do Comitê Gestor para a constituição da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). Coordena ações de organização e preservação da obra de Claudio Santoro do Laboratório de Musicologia da UnB.