Artistas da Bahia Bahia é o berço de muitos artistas, escritores e músicos importantes. Entre as personalidades de relevo musical nascidas no Estado estão Dorival Caymmi, João Gilberto, Gilberto Gil, Caetano Veloso e sua irmã Maria Bethânia. Grupos famosos internacionalmente conhecidos como "blocos-afros" incluem Olodum e Ilê Aiyê.
Durante o século 18 e 19, muitos compositores e estudiosos importantes surgiram na Bahia. Entre os mais relevantes estão Caetano de Mello de Jesus, Theodoro Cyro de Souza, Damião Barbosa de Araújo, José Joaquim de Souza Negrão e Domingos da Rocha Mussurunga. Durante o Romantismo brasileiro o poeta e dramaturgo baiano Castro Alves, escreveu seu famoso poema abolicionista Navio Negreiro, que é considerado uma obra-prima e uma texto fulcral anti-escravidão. Outros notáveis escritores baianos incluem Gregório de Matos (século 17) e Pe. Antonio Vieira, que contribuíram para a expansão do idioma Português em todo o território brasileiro.
Nosso escritor de ficção mais importantes do século 20, Jorge Amado, nasceu na cidade de Itabuna. Sua produção inclui Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tieta. Escritos baianos mais recentes incluem João Ubaldo Ribeiro.
Nas artes visuais, entre muitas outras figuras de renome o artista multigênero conhecido como Carybé (1911-1997), bem como Mário Cravo e Tati Moreno.
|
Instrumentos musicais Entre os diferentes instrumentos musicais utilizados na Bahia, listamos:
- Berimbau: Originariamente trazido para o Brasil em 1500 pelos escravos bantos da África e utilizado para acompanhar a famosa dança chamada Capoeira (espécie de arte marcial onde dois lutadores são treinados enquanto berimbau, pandeiro e agogô tocam). O Berimbau foi também um meio de comunicação usado pelos escravos para evitar serem entendidos por seus patrões e é considerado um instrumento sagrado.
- Pau elétrico: Criada como um híbrido entre um cavaquinho electrificado - e um bandolim, utilizando o calibre de cordas e escala curta do primeiro e a afinação (Sol-Ré-Lá-Mi), do último. Inicialmente previsto para 'Pau Cavaquinho Elétrico' ou 'Elétrico', que veio a ser chamado de Guitarra Baiana no final de 1970. O instrumento está intimamente ligado ao carnaval brasileiro, onde é amplamente utilizado, especialmente no Carnaval da Bahia em Salvador. |