A partir de um trabalho publicado há cerca de vinte anos atrás, o autor reflete sobre as dificuldades e desafios enfrentados na época, comenta e analisa algumas das transformações ocorridas no campo da musicologia brasileira desde então, particularmente no que diz respeito à ampliação de abordagens metodológicas, à evolução das tecnologias digitais e à implementação e articulação de políticas de fomento à pesquisa no campo musicológico.
Doutor em Musicologia pelo PPGM-UNIRIO (2009). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2000). Especialista em Musicologia Brasileira pela Escola de Música da UFMG (2001), onde também se graduou em Regência (1995). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acervos de música, música brasileira, pesquisa em música, tratamento da informação. Pesquisador atuante em projetos significativos para a musicologia brasileira na última década, tais como os projetos "Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras" (PETROBRAS/FUNDARQ/BUREAU CULTURAL, 2001-2003), "Reorganização e digitalização do Acervo do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro" (PETROBRAS/Movimento.com, 2005), "Instalação e Difusão do Museu da Música de Mariana" (PETROBRAS/FUNDARQ, 2007/2008), "Organização e Disponibilização do Acervo Cleofe Person de Mattos" (PETROBRAS/Movimento.com, 2008/2009). Coordenador do Projeto "Conservação e Instalação Definitiva do Acervo Curt Lange - UFMG" (UFMG/FUNDEP/PETROBRAS, 2005-2006). Professor Adjunto do Departamento de Artes e Estudos Culturais, no Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense, Campus de Rio das Ostras (RJ).