Marcelo Nogueira de Siqueira
(Arquivo Nacional; UNIRIO; CONARQ; GT RIdIM-Brasil - RJ)
O tratamento arquivístico de documentos iconográficos e musicais: o impacto da Resolução nº 41 do Conselho Nacional de Arquivos
A Resolução nº 41 do Conselho Nacional de Arquivos, de 9 de dezembro de 2014, dispõe sobre a inserção dos documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais em programas de gestão de documentos arquivísticos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando a sua preservação e acesso. Esta apresentação discorrerá sobre o contexto de sua criação e sua implicação no processamento arquivístico desses documentos.
Breve Biografia
Arquivista e Historiador. Bacharel em Arquivologia (UNIRIO) e Mestre em História Social (UERJ). Professor do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atualmente é o chefe do Núcleo de Paleografia e Diplomática. Arquivista do Arquivo Nacional, onde atualmente é o Coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. Presidente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), onde também integra a Comissão Técnica de Avaliação de Arquivos Privados de Interesse Público e Social.