DIA 17/07 - 15:30 h. - Sessão 1 - RIdIM-Brasil - Auditório principal
Nelia Figueroa Fonseca |
¿Qué sentido puede adquirir una carátula creada en los últimos años de la dictadura chilena?: análisis de las imágenes del casete Estoy que me muero (1986) del grupo Congreso * |
Nilton da Silva Souza,
Pablo Sotuyo Blanco |
A iconografia das práticas musicais das Bandas de música do Baixo São Francisco Alagoano: um paralelo entre o passado e o presente * |
Jessica Ayre |
Huayno minero, el minero indígena y territorios de minería invisibles en Perú * |
Walmira Costa |
Iluminuras medievais e iconografia musical: uma abordagem histórico-cultural |
|
DIA 17/07- 15:30 h. - Sessão 2 - AIBM/IAML-Brasil - Auditório 2
Yohana Ortega Hernández |
Biblioteca e Arquivo Odilio Urfé do Museu Nacional da Música: a fim de preservar e divulgar o património musical cubano * |
Ana Claudia M. de Sousa,
Bernardina Mª J. Freire de Oliveira |
O arquivo como lugar da memória: documentos do Quinteto da Paraíba * |
Jair Martins de Miranda |
Memorável Samba * |
Wheldson Rodrigues Marques |
A Série Documentos Musicográficos do Acervo Pe. Jaime Diniz: algumas reflexões sobre a organização e difusão das fontes musicais reunidas na Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello * |
|
DIA 18/07 - 15:00 h. - Sessão 3 - AIBM/IAML-Brasil - Auditório principal
Lourdes Regina Porto |
Coleção HJK: a organização dos manuscritos de Hans-Joachim Koellreutter * |
Sarah Lorenzon Ferreira |
Documentação musical: nova proposta de descrição de partituras com foco no usuário * |
José Antonio dos Santos Borges,
Marcolino Matheus de Souza Nascimento,
Dolores Tomé |
Compilação e interpretação de códigos musicais em Braille no sistema computacional Musibraille * |
Alef James Braga Fonseca,
Luciana Rodrigues Gifoni |
Memórias de imagem e som: a iconografia musical do acervo Christiano Câmara * |
|
DIA 18/07 - 15:00 h. - Sessão 4 - RIdIM-Brasil - Auditório 2
Rosane Prudente Thioune |
O Griô e o escritor: Estórias e histórias - Representação e Iconografias * |
Pamela Amorim Brandão,
Pablo Sotuyo Blanco |
As fontes visuais da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia * |
Gilson Chacon Oliveira |
Da dominante à tônica nas rotas do Atlântico: os casos de Ignacio Ribeiro Noya e Manuel de Almeida Botelho, suas práticas musicais e redes de sociabilidade na Vila do Recife durante o século XVIII * |
Christian Perrotta,
Pablo Sotuyo Blanco |
Estudo de textura musical por meio de representações visuais do som * |
|
DIA 18/07 - 17:30 h. - Sessão 5 - RIdIM-Brasil - Auditório principal
Tharine Cunha de Oliveira |
Representações de mulheres na música: Estudo iconográfico do quadro Alegoria às Artes de Léon Pallière (1823-1877) * |
Eva Maia Miranda |
Fotografia de cena: uma interpretação iconológica da encenação de L'Elisir d'amore em Manaus/1999 * |
Gustavo Frosi Benetti |
Guilherme de Mello: um estudo biográfico a partir de fontes documentais * |
Luciana Rodrigues Gifoni |
A flauta doce nas artes visuais: imagens e representações de um instrumento musical * |
|
DIA 19/07 - 15:00 h. - Sessão 6 - AIBM/IAML-Brasil - Auditório principal
Rosana Lanzelotte,
Nívia Zumpano |
Disponibilidade de catálogos de obras de compositores brasileiros * |
Pedro Ivo Araújo,
Pablo Sotuyo Blanco |
O SICIM: uma aplicação tecnológica para uma melhor classificação organológica * |
Amanda Pamela Santos Gomes |
As fotografias de Curt Lange: Apresentação da subsérie 8.1 - Fotografias do Acervo Curt Lange - UFMG * |
Maria Rita de Oliveira Araújo |
Competência em informação em bibliotecas especializadas: uma análise do perfil do bibliotecário de biblioteca especializada em música * |
|
DIA 19/07 - 15:00 h. - Sessão 7 - RIdIM-Brasil - Auditório 2
Arley Rodrigues,
Márcio Páscoa |
O jovial Antonio Rodil, segundo Sigurta. Interpretação iconológica da gravura existente no Museu Nacional de Soares dos Reis * |
Raúl Gustavo Brasil Falcón,
Luciane Viana Barros Páscoa |
As caricaturas da cena musical de Belém na revista A Semana Ilustrada (1887-1888) * |
Edoardo Sbaffi |
Violoncelo piccolo a 4 e 5 cordas: uma análise através das fontes iconográficas históricas * |
Keyla Morais da Silva Martinez,
Luciane Viana Barros Páscoa |
Menina ao Piano de Aurélio de Figueiredo: indícios de um círculo artístico-musical * |
|
DIA 20/07 - 15:00 h. - Sessão 8 - RIdIM-Brasil - Auditório principal
Gustavo Frosi Benetti |
Música e história em Boa Vista: uma revisão a partir de fontes bibliográficas * |
Belinda Maria De Almeida Neves |
O ostensório e o coro angélico nos fragmentos de pintura do teto da sacristia da antiga Sé Primacial do Brasil * |
André Luis Oliveira Pereira de Souza,
Feliciano José Borralho de Mira |
Iconografia musical Pankararé: registros de campo da festa do Amaro * |
Fabio Galli Alves,
Cristina Jeannes Rozisky,
Carlos Aberto Avila Santos |
A iconografia da música executada em estuque na cidade de Pelotas-RS |
|
DIA 20/07 - 15:00 h. - Sessão 9 - RIdIM-Brasil - Auditório 2
Flavia Prando |
Arquivo Ronoel Simões: possibilidades para reconstrução de trajetórias e repertórios para violão |
Luciano da Silva Candemil |
Atlântico Negro: Conexões percussivas diaspóricas * |
Lucas Guilherme Schafhauser,
Angela Maria Rubel Fanini |
Da cultura popular ao erudito: A ascensão da viola caipira no Brasil em uma trajetória monológica a uma possível polifonia * |
Luiz Domingos Nascimento Neto |
PARDO, MÚSICO E MILICIANO: Dionísio Antônio Gomes de Sá e sua busca por inserção social no Recife (séculos XVIII-XIX) * |
|
DIA 20/07 - 17:30 h. - Sessão 10 - AIBM/IAML-Brasil - Auditório principal
Pamela Amorim Brandão,
Pablo Sotuyo Blanco |
O Arquivo musical da Banda da Policia Militar Maestro Wanderley * |
Walmira Costa |
Diplomática: um estudo de marcas d'água a partir de acervos musicais |
Alda Lima da Silva |
A música nos estudos de artes na Universidade Federal da Bahia: Estudo de caso no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais * |
Thiago de Oliveira Vieira,
Pablo Sotuyo Blanco |
Acervo de documentos musicográficos em processo no Arquivo Nacional * |
|
DIA 20/07 - 17:30 h. - Sessão 11 - RIdIM-Brasil - Auditório 2
Lenita Waldige Mendes Nogueira |
Joanna Funileira: Representações sobre a segunda ópera de Carlos Gomes * |
Marcos da Cunha Lopes Virmond,
Lenita Waldige Mendes Nogueira |
Música patriótica no Brasil: um olhar iconográfico * |
Moisés Silva Mendes,
Wellington Mendes da Silva Filho |
Aspectos relativos à pesquisa sobre a vida e obra de Agenor Aluísio Gomes e do projeto a "Hora da Criança" * |
Rafael de Abreu Ribeiro |
Música e política: a criação de elementos musicais no espaço urbano da cidade de São Paulo durante a Primeira República (1889-1930) |
|
DIA 21/07 - 15:00 h. - Sessão 12 - RIdIM-Brasil - Auditório principal
Eduardo Sola Chagas Lima |
Sinestesia Constitutiva e Notação Musical: Questões sobre percepção e significado na representação gráfica da música * |
Amanda Oliveira Gama e Narici |
O título como transformador da obra de arte abstrata em iconografia musical * |
André Luis Oliveira Pereira de Souza, Feliciano José Borralho de Mira |
Mapas Sonoros e a Iconografia Transtextual * |
Amarilis Rebuá de Mattos |
Basílica de Nossa Senhora da Penha de Recife: seu estilo e suas iconografias musicais * |
|
CADERNO DE RESUMOSCLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CADERNO DE RESUMOS EM PDF
*atualizados |
RESUMOS ON-LINEQuem quiser ler os resumos online, pode clicar aqui e acessar o Portal de Eventos do PPGMUS-UFBA.
*atualizados |
|
|