Pablo Sotuyo Blanco
(UFBA; Presidente RIdIM-Brasil; Presidente CTDAIS-CONARQ)
Ciclos vitais, informacionais e políticos (virtuosos ou corruptos) na documentação iconográfica e musical: do dogma à praxis
Muito se discute ainda em torno da descrição (dentre outros aspectos) da informação contida na documentação relativa à música (seja da espécie e tipo que for, iconográfica e/ou musical) no Brasil e no mundo. Porém poucas vezes se consideram os ciclos dversos aos quais tais documentos se submetem e que condicionam seriamente a gestão e tratamento da informação contida nessa documentação de diversas formas, assim como a sua mera identificação. Apresentamos aqui uma discussão que visa não apenas identificar territórios, limites e diferenças, tanto quanto reconhecer áreas comuns, conexões e semelhanças, no inuito de melhor desenvolver as ações necessárias ao patrimônio documental iconográfico e musical no Brasil.
Breve Biografia
Docente e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde também obteve seu doutorado em 2003, é um dos iniciadores de diversos projetos nacionais relacionados à documentação relativa à música, incluindo o estabelecimento do Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil) do qual é atualmente o presidente, do capítulo nordestino do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil (RISM-Brasil) e integrante pro tempore do Comité Gestor interino da filial brasileira da Associação Internacional de Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas de Música (IAML-Brasil). Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) da UFBA e preside a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAIS) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) em representação da UFBA. Ativo compositor e musicólogo, tem publicado amplamente a sua produção científica sobre música e iconografia musical no Brasil e no exterior. Atua na área de Música com ênfase em Composição Musical e Musicologia Histórica.