5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Português | Español
Programação | Chamada de Trabalhos | Expositores | Inscrições
Local | Mapas
Comissão Científica | Corpo de Pareceristas | Conferencistas | Lista Geral
Eventos | Passeios | Excursões Pós-Congresso
Comissão de Organização | Comissão de Honra | Patrocínios e Apoios | Contato
Info Viagem | Info Turismo | Mapas Salvador | Transporte Urbano | Hoteis | Dicas | História
Avaliação online

Iconografia Musical:
transversalidades em construçãosmall logo

Mesas Redondas

O 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical contará com cinco mesas redondas que apresentarão o estado atual das pesquisas em torno do tema do congresso desde pontos de vista diferenciados ao longo dos 5 dias do evento. As Comissões Organizadora e Científica se sentem honradas pela participação dos renomados acadêmicos que aceitaram o nosso convite para este evento.

Sobre as Mesas Redondas

Mesa Redonda 1
Iconografia Musical e seus cânones:
entre tradições culturais e culturas tradicionais
(22 de julho 2019 - 14:00 hs)
Luciane Páscoa
(UEA; GT RIdIM-Brasil - AM)


Imagens e narrativas sobre artistas em trânsito na Amazônia:
tradição iconográfica e cultura visual de 1880 a 1910
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)

Mesa Redonda 2Iconografia Musical
e abordagens epistemológicas
(23 de julho 2019 - 14:00 hs)
Beatriz Magalhaes Castro
(UnB; GT RIdIM-Brasil - DF)

O nu e o vestido: o corpo nas representações iconográficas musicais brasileiras e desdobramentos da semana de 22
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)


João Berchmans de Carvalho Sobrinho
(UFPI; GT RIdIM-Brasil - PI)


Musicologia e Iconografia musical: estudos Iconográficos em impressos musicais e a representação de elementos identitários na música brasileira
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)


Alberto Pedrosa Dantas Filho
(UFMA; GT RIdIM-Brasil - MA)

Entre a ortodoxia e o pragmatismo
no estudo da Iconografia Musical no Brasil

(clique aqui para ler o resumo e o resumé)


Nilton Souza
(UFAL; PPGMUS-UFBA; GT RIdIM-Brasil - AL)

Imagem e representação: estudo sobre a iconografia
do São Francisco músico de Penedo (AL)
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)


Diosnio Machado Neto
(USP;– GT RIdIM-Brasil - SP)

A autoetnografia revelando lugares de escuta na Zona Leste
de São Paulo: um estudo pela Iconografia Musical
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)

================================================================================================
================================================================================================

Mesa Redonda 3 Iconografia Musical, Arqueologia e transversalidades(24 de julho 2019 - 14:00 hs)

Maria José Spiteri
(UNICSUL)

Diálogos entre as artes e a religiosidade: representações
de instrumentos musicais na produção brasileira
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)

Mesa Redonda 4Iconografia Musical e Informação(25 de julho 2019 - 14:00 hs)
Pablo Sotuyo Blanco
(UFBA; CONARQ; RIdIM-Brasil)

Iconografia Musical e informação:
aspectos transversais em discussão
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)


Wellington Mendes da Silva Filho
(UFBA; RIdIM-Brasil)

Iconografia Musical, Arqueologia e transversalidades
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)


Mary Angela Biason
(CCLA/Museu Carlos Gomes; GT RIdIM-Brasil - MG/SP)


A iconografia musical na arte grotesca:
um estudo para exposição
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)


Mozart Alberto Bonazzi da Costa
(PUC-SP)

Elementos ornamentais
na escultura e na música
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)


Pedro Ivo Vieira e Assis Araújo
(ADoHM-UFBA; RIdIM-Brasil - BA)


Informação relativa à música em documentos iconográficos
na Base de Dados RIdIM-Brasil: dados e metadados em redes
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)

=================================================================================================
=================================================================================================

Mesa Redonda 5 Criação/produção/circulação/recepção de Iconografia Musical(26 de julho 2019 - 14:00 hs)

Anderson Marinho da Silva
(EBA-UFBA)

A Escola de Belas Artes da Bahia e seu acervo iconográfico:
aspectos históricos
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)



Marcos Tognon
(UNICAMP)

“Os Hidraulos Vitruvianos”:
a representação do órgão hidráulico nos
Tratados de Arquitetura entre os séculos XVI e XIX
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)

 


Pablo Iglésias Magalhães

(UFOB)

As vinhetas instrumentais impressas na Tipografia de Serva e as redes de sociabilidade na Bahia (1811-1846)
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)

 


Evandro Sybine
(EBA-UFBA)

A criação/produção de gravuras iconográficas musical
na EBA-UFBA: razões, recursos e resultados
(clique aqui para ler o resumo e o resumé)

 


 

Design & development ©2018 by RIdIM-Brasil & SONARE




Julho 22-26, 2019 - Salvador (Bahia), Brasil